A gestão de meio ambiente é uma atividade essencialmente complexa. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA/SP) produz grandes quantidades de informação geográfica de forma esparsa, fragmentada e pouco acessível para todos os envolvidos na gestão. O desafio da SMA/SP consistia na integração desses dados e na publicação desta base oficial unificada da maneira mais acessível á instituição e ao público em geral.

A Coffey projetou e implantou uma infraestrutura de dados espaciais, voltada para o meio ambiente, levando em consideração a aderência a padrões, escalabilidade e sustentabilidade econômica. A combinação entre software livre e proprietário possibilitou um resultado com melhor relação custo-benefício, mais abrangente e mais independente para o cliente.

Além do estabelecimento de uma base de informações ambientais oficial do Estado, aumentando a eficiência das rotinas internas de produção de informação geográfica e o apoio às atividades de planejamento, gerenciamento, monitoramento e fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, a implementação desta plataforma tecnológica, para troca de informações ambientais, tornou possível uma maior integração entre a SMA/SP e outras secretarias do estado.

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante Seminário GIS: Novas Soluções e Desafios, no dia 7 de maio em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.

 

Fonte: Mundgeo#Connect LatinAmerica 2015