Em 25 de fevereiro de 2015 encerrou-se o período de 10 anos de transição para adoção do novo sistema geodésico de referência SIRGAS2000, em sua realização 2000,4, no Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e no Sistema Cartográfico Nacional (SCN). A oficialização desta mudança se dá através da Resolução do Presidente do IBGE Nº 1/2015, a qual define a data de término do período de transição definido na RPR 01/2005 e dá outras providências sobre a transformação entre os referenciais geodésicos adotados no Brasil, disponível aqui

Deste modo, a partir desta data, todos os usuários no Brasil devem adotar exclusivamente o SIRGAS2000 nas atividades de produção e/ou manipulação da informação geoespaciais.

Maiores informações sobre essas mudanças, incluindo procedimentos para migração de coordenadas geodésicas e de produtos cartográficos referenciados aos sistemas Córrego Alegre, SAD 69, WGS 84 para o SIRGAS2000, podem ser obtidas através da Nota Técnica “Término do Período de Transição para Adoção no Brasil do Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS), em sua realização 2000,4 (SIRGAS2000)”, disponível aqui, ou através da FAQ.

Neste contexto as coordenadas das estações geodésicas do IBGE passam a ser publicadas somente em SIRGAS2000.

Uma sessão sobre a adoção definitiva do SIRGAS2000 no Brasil foi agendada para o dia 7 maio e ocorrerá em São Paulo no contexto do evento MundoGeo#Connect 2015. Nesta sessão serão apresentados os documentos, informações, ferramentas e serviços que o IBGE publicou em sua página, bem como experiências de algumas empresas e prefeituras que já migraram as suas informações geoespaciais para o SIRGAS2000.

Fonte: IBGE

 


No dia 7 de maio, durante a feira MundoGEO#Connect 2015, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai apresentar um seminário sobre o novo Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, SIRGAS2000, o qual é o único sistema geodésico de referência oficialmente adotado no Brasil a partir de 25 de fevereiro de 2015. No período da manhã serão apresentadas características técnicas, ferramentas, suporte e outros assuntos relevantes a respeito do SIRGAS2000. Durante a tarde serão apresentados projetos e a trajetória de atores que já adotaram o SIRGAS2000.

Para saber mais clique aqui.