Nova família de laser scanner da Leica Geosystems, Leica ScanStation P30, P40 e P16 eleva o escaneamento a laser a um novo patamar, com versatilidade, eficiência e confiança para o usuário

A Leica Geosystems anuncia a sua oitava geração de laser scanners versáteis e de alto desempenho com os Leica ScanStation P40, P30 e P16. Os aperfeiçoamentos no sistema LIDAR e de imageamento para estes novos scanners ultrarrápidos possibilitam aos usuários tirar vantagem da produtividade e segurança de laser scanning – ou High-Definition Surveying (HDS) – em mais tipos de aplicações e projetos. Três modelos estão disponíveis para diferentes necessidades de aplicação: Os ScanStation P30 e P40 possuem um alcance estendido de 270 metros e controle avançado de escaneio para uma versatilidade adicional nos seus projetos, enquanto o ScanStation P16 é um modelo de entrada, com alcance curto.

Com os populares ScanStation C10 e ScanStation P20 como pontos de referência, a nova família de scanners da Leica Geosystems integra os melhores recursos dos dois scanners em um único equipamento e os expande em duas áreas importantes: (1) o sistema LIDAR em si, e (2) o sistema de imageamento integrado no scanner.

Novo e poderoso sistema LIDAR

Os novos scanners são construídos sobre a mesma plataforma do modelo anterior, o Leica ScanStation P20, porém possuem um sistema laser novo – totalmente seguro aos olhos – o que oferece grandes benefícios. Cada sistema LIDAR carrega picos de energia em cada pulso laser e emite mais fótons que os modelos anteriores. O novo sistema LIDAR, que combina avançados algoritmos de processamento de sinal com a tecnologia Wave From Digitisin, possibilita aos usuários obter automaticamente dados mais claros e nítidos, evitando a maioria do trabalho de processamento de dados em escritório, que geralmente precisa de limpeza de dados extensiva do escaneio antes de sua utilização. Os cortes e segmentações das nuvens são agora visualizados com mais precisão, possibilitando vetorizações rápidas e acuradas e, assim, reduzindo o tempo em campo; dados nítidos e limpos também reduzem o tempo em escritório.

O sistema integrado de imageamento tem imagens HDR e a captura em alvos a longo alcance

É geralmente útil tomar imagens da cena escaneada com a câmera interna do scanner, porém, se parte da cena está iluminada, enquanto outras estão escuras, as imagens não são mais tão úteis. Para contornar este problema, cada novo scanner Leica ScanStation P30, P40 e P16 possui a capacidade de imageamento HDR integrado. Um scanner pode automaticamente capturar imagens de uma cena utilizando diferentes exposições, então as imagens são automaticamente processadas para colorir a nuvem de pontos corretamente. Isto, em contrapartida, possibilita um rápido processamento dos dados em escritório para a criação de produtos finais e imagens.

Recursos como imageamento HDR não é algo único em um scanner, o que é único nos novos scanners é sua habilidade de utilizar esta mesma câmera integrada para rapidamente e precisamente capturar alvos em distâncias ainda maiores. Para ambos os scanner, Leica ScanStation P40 e P30, o alcance máximo para se encontrar alvos é de 75 metros, enquanto para o ScanStation P15 esta distância é de 40 metros, o alcance máximo nominal do scanner. Assim como o aperfeiçoamento do sistema LIDAR, a possibilidade de se escanear alvos mais distantes também reduz o número de estações de escaneio necessárias em grandes áreas, melhorando a produtividade em campo em diversas aplicações, como levantamento de infraestrutura e cenas de crime.

Uma solução de escaneio completa

A Leica Geosystems oferece uma solução completa aos seus usuários. Com a última versão do software Leica Cyclone, a solução de software líder de mercado para o processamento de dados de laser scanner, os usuário podem se beneficiar de registros de dados de escaneio rápidos e fáceis com uma variedade de funções, resultando na criação rápida de resultados detalhados e acurados. Juntamente com o hardware e o software, a Leica Geosystems oferece suporte no mundo inteiro, assim como treinamento e serviço técnicos aos clientes por meio de uma rede composta pelo maior e mais completo time de especialistas do mercado. É uma solução feita sob medida para contemplar as necessidades dos usuários e manter os custos do investimento baixos e os fluxos de trabalhos produtivos.


Durante a feira MundoGEO#Connect LatinAMerica 2015 que acontecerá em São Palo entre os dias 05 a 07 de maio, haverá, no dia 05 de maio, o seminário Laser Scanning 3D: Tecnologia e Aplicações. Este seminário irá debater esta crescente e inovadora forma de levantamento de dados. E no dia 06 haverá o curso Laser Scanning 3D Fixo e Móvel, que esclarecerá e conceituará esta crescente e inovadora forma de levantamento de dados.

Inscreva-se!