Funcionando agora sem necessidade do pagamento da licença, software é uma ferramenta ágil para análises geoespaciais

O Google Earth Pro– que antes custava em torno de 400 dólares – agora funciona sem a necessidade do pagamento de licença. O software é um globo interativo em 3D que pode ser usado em diversas tarefas. Usuários corporativos, governamentais e profissionais de todo o mundo podem aproveitar a visualização de dados, o planejamento de sites e as ferramentas de compartilhamento de informações do Google Earth Pro.

Dentre as novidades da versão Pro em relação à básica, estão as ferramentas de medições (áreas, caminhos 3D, etc), impressão de imagens em alta resolução, criação de filmes, geocodificação de endereços em lote, importação de dados GIS (shape, por exemplo), acesso a ferramenta de criação de mapas, entre outras. Com a versão Pro, o usuário tem à mão um conjunto de recursos avançados direcionados especificamente a profissionais que precisam de uma ferramenta ágil para análises geoespaciais.

Possibilidades

O Google Earth Pro pode ser usado por arquitetos e engenheiros, através de passeios virtuais, medição de áreas, entre outras ações. Para imobiliárias, permite localizar imóveis, avaliar a região próxima, realizar voos virtuais, verificar pontos de maior valorização, etc.. Já os órgãos de governo e ONGs podem usar os recursos de mapeamento e importação de dados de GIS para análise e compartilhamento de dados geográficos.

Ações na área de segurança e defesa também podem ser apoiadas pelo Google Earth Pro, permitindo manter o foco na tarefa e não no uso da ferramenta, já que a interface é amigável a usuários leigos. Empresas ligadas ao setor de rastreamento de bens patrimoniais podem integrar sistemas GPS e RFID, mostrando a localização de qualquer patrimônio em movimento diretamente em uma imagem da Terra, em tempo real. O planejamento e treinamento tático de operações são outras possibilidades para essas empresas.

Corretores de seguros também podem obter uma visualização completa e detalhada de qualquer ponto geográfico em sua região, permitindo a análise e avaliação da localização de um imóvel sem precisar sair do local de trabalho. Por sua vez, veículos de comunicação podem ganhar em conteúdo e profundidade através do uso de mapas e imagens de satélites.

Capacitação em São Paulo

No dia 6 de maio, um curso presencial em São Paulo (SP) irá capacitar os interessados em começar a usar ou ampliar conhecimentos a respeito do software. O curso prático Google Earth Pro vai mostrar, dentre outros assuntos, como obter a versão Pro, baixar arquivos SHP e KMZ do site do IBGE, abrir e visualizar arquivos SHP, editar as propriedades e fazer busca por apontamento, abrir e visualizar arquivos KMZ, fazer busca por conteúdo e editar a aparência, salvar arquivos como KML ou KMZ, entre outros.

Este curso será realizado durante o MundoGEO#Connect 2015, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais. Faça sua inscrição antecipada nos cursos e seminários para garantir sua vaga e economizar no investimento. Em 2015, ao se inscrever em DUAS atividades, você poderá escolher MAIS UM curso, seminário ou fórum sem custos. Conheça as opções de inscrição e a grade de atividadesdo MundoGEO#Connect 2015 e garanta sua vaga!

Vídeo sobre Google Earth Pro: Potencialidades e Recursos

Para saber como obter o Google Earth gratuitamente e aproveitar os seus recursos, acesse o link e assista ao video Google Earth Pro: Potencialidades e Recursos.

Fonte: MundoGEO#Connect 2015