Vídeo ajuda a “desmistificar” o conceito de Big Data e entender o que ele pode fazer para melhorar o resultados dos negócios

GIS melhorar vida das pessoas Vídeo gratuito mostra como usar GIS e Big Data para diversas aplicaçõesAtualmente, as pessoas estão conectadas na maior parte do tempo, armazenando seus dados na nuvem e compartilhando-os de forma quase instantânea. A cada dia novas organizações e usuários disponibilizam os seus dados espacialmente referenciados como serviços na web. Da mesma forma, os avanços na computação, tecnologias de rede e na web estão aumentando a capacidade de acessar e utilizar dados geoespaciais em qualquer lugar. A tecnologia “GIS na nuvem” está abrindo novas portas para integrar e alavancar todos os tipos de informações georreferenciadas, e os aplicativos (“apps”) estão tornando o GIS mais amigável e acessível para todos.

Essas novas realidades estão promovendo transformações na forma com que profissionais de GIS fazem o seu trabalho, permitindo investir mais tempo na análise e aplicação de seus conhecimentos para aplicações específicas e menos em elaborar e gerenciar seus próprios dados. Novas soluções são necessárias, sobretudo para lidar com as enormes quantidades de dados que são gerados, conhecidas como Big Data, e que precisam ser processados, armazenados e compartilhados.

Big Data são dados cuja escala, distribuição, diversidade e/ou velocidade de criação requerem o uso de novas tecnologias de armazenamento e análise para permitir a captura do valor inserido nos mesmos. Mas será que entendemos quais são os “problemas de Big Data” para daí concluirmos se é uma necessidade premente ou futura? A tecnologia que suporta o Big Data atualmente deve cuidar de dois grandes processos: o que organiza o acesso a essas informações, e o que organiza a análise das informações – essa também conhecida como Analytics, ou Big Data Analytics.

Capacitações em São Paulo

Na capital paulista, entre os dias 5 e 7 de maio, vão acontecer capacitações e debates presenciais sobre todos estes novos processos e demandas do GIS, durante o evento MundoGEO#Connect 2015. No dia 5 o curso Estatística Espacial & Inteligência de Negócios vai mostrar aos profissionais como realizar com sucesso análises geoespaciais avançadas na área de Business Inteligence.

No dia 6 de maio o seminário Big Data e Inteligência Geográfica vai desmistificar o conceito de Big Data e mostrar o que ele pode fazer para melhorar o resultados do seu negócio. Neste mesmo dia vai acontecer o curso Padrões & Infraestruturas de Dados Espaciais, no qual especialistas da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG) vão ensinar os principais aspectos das especificações técnicas mínimas a serem observadas na contratação e na produção de produtos de conjuntos de dados geoespaciais de referência.

Por fim, no dia 7, o seminário GIS: Novas Soluções e Desafios vai demonstrar as novas soluções e oportunidades para o desenvolvimento e uso de GIS na Web e na Nuvem. Serão discutidas soluções inovadoras de GIS Mobile, 3D, entre outras.

A ementa destas capacitações já estão disponíveis. Saiba mais sobre o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015 e faça sua inscrição antecipada nos cursos e seminários do evento para garantir sua vaga e economizar no investimento.

Vídeo sobre GIS e Big Data

Para saber mais sobre o conceito de Big Data e entender o que ele pode fazer para melhorar o resultados dos negócios, acesse o link e veja o vídeo Big Data e Inteligência Geográfica

Fonte: MundoGEO#Connect 2015