A XMobots, empresa nacional especializada no desenvolvimento e fabricação de VANTs (Veículos Aéreos não Tripulados), fará o lançamento oficial de seu novo drone, o Echar 20B, durante a MundoGeo#Connect, uma das principais feiras de Geomática e Soluções Espaciais da América Latina. O evento ocorre entre os dias 5 e 7 de maio e será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.

O Echar 20B, que teve pré-lançamento no último mês de março, é considerado o mini-VANT com a maior capacidade de mapeamento do mundo. Segundo Giovani Amianti, CEO da XMobots, a autonomia do Echar 20B é de 2 horas, tempo que permite o mapeamento de 44km² em um único voo. Outro atrativo é a qualidade do imageamento: o drone leva uma câmera de 36Mpixel, o que garante um GSD de apenas 7mm.

“Além disso o Echar 20B é fabricado com componentes 100% aeronáuticos, o que faz dele um VANT de alta confiabilidade e desempenho. O mercado costuma classificar autonomia em minutos e GSD em centímetros. Mudamos esses parâmetros para horas e milímetros, atendendo a demanda brasileira para equipamentos capazes de mapear grandes áreas, com alta performance”, destaca Amianti.

O engenheiro ainda ressalta que o drone é fabricado em kevlar, material usado em coletes a prova de balas, condição estrutural que o torna resistente a possíveis atritos com o solo durante o pouso com paraquedas. Em relação à decolagem, o Echar 20B é lançado por meio de uma catapulta desenvolvida pela próprioa XMobots. Além de facilitar o dia a dia de campo por permitir operações em lugares onde não há pista de voo, o mecanismo permite a ausência do radiocontrole, permitindo a qualquer profissional a operação do equipamento.

“Sem dúvida, o Echar 20B é um Vant único e estamos satisfeitos por aprimorar nossa tecnologia e chegar a esse grau de amadurecimento industrial. A fase de pré-lançamento foi um sucesso, e o feedback de nossos clientes tem sido excelente”, enfatiza Amianti.

As aplicações do Echar 20B incluem os setores de topografia, agricultura de precisão, sensoriamento remoto, ambiental, mineração, segurança, entre outras áreas onde há necessidade de georreferenciamento e mapeamento/fiscalização de grandes áreas.

Atualmente a XMobots é a única empresa brasileira fabricante de VANTs com aeronaves que obtiveram da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) o CAVE (Certificado de Autoriração de Voo Experimental), documento que autoriza seus VANTs a voarem em território nacional.

A XMobots estará na MundoGEO#Connect no estande nº 63.