Está disponível no site da ANA, no portal da Conjuntura dos Recursos Hídricos, o relatório sobre as Regiões Hidrográficas Brasileiras, com informações importantes para o planejamento e a gestão dos recursos hídricos. A publicação traz as características de cada uma das 12 regiões, como área, população, municípios, biomas, cobertura vegetal, desmatamento, principais rios, saneamento, cheias, secas e vazões, entre outras informações, como atividades produtivas e potencial econômico e hidroenergérico, por exemplo.

Para facilitar a gestão, a Resolução nº 32/2003 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) instituiu a Divisão Hidrográfica Nacional em 12 Regiões Hidrográficas. Essa divisão considera como região hidrográfica o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com o objetivo de orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos.

As subdivisões consideradas em cada Região Hidrográfica possuem várias Unidades Hidrográficas (UH), que consistem em agrupamentos de Unidades de Planejamento Hídrico que, por sua vez, correspondem às unidades hídricas estaduais para a gestão de recursos hídricos.

A Agência Nacional de Águas, por atribuição estabelecida na Resolução nº 58/2006, do CNRH, elabora anualmente, desde 2009, os Relatórios de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. Este ano, foram publicadas uma edição especial: Conjuntura de Recursos Hídricos – Regiões Hidrográficas, o Conjuntura dos Recursos Hídricos – Informe 2014 e um encarte especial do Informe 2014: Conjuntura dos Recursos Hídricos – Crise Hídrica.

Fonte: ANA