Em novembro de 2012 foi publicada a Norma de Execução 105, retirando do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a responsabilidade pela análise das peças técnicas do processo de Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Na mesma época, o presidente do Instituto apresentou o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), que revolucionou o setor de Geotecnologia. Entenda o que muda com as novas ferramentas do sistema de gestão fundiária do Incra.

Mas vamos começar do princípio: o SIGEFé um sistema automatizado que elimina a análise humana sobre o processo e, se aprovado, emite a certificação automaticamente; caso contrário, o interessado será notificado. O sistema possui capacidade operacional de 20 mil processos por mês e trouxe agilidade, transparência, segurança e simultaneidade na certificação.

Após alguns anos de funcionamento, o SIGEF já mostrou ao que veio e tornou-se uma plataforma que facilitou a vida dos profissionais, dos proprietários de terras e também do próprio Incra, pois agilizou e muito o processo de Certificação dos imóveis rurais. Por ele são efetuadas a recepção, validação, organização, regularização e disponibilização das informações georreferenciadas de limites de imóveis rurais.

Mas você já conhece as novas ferramentas do Sistema de Gestão Fundiária? Veja neste curso online dia 3 de junho quais são as novidades do SIGEF e como elas vão impactar seu trabalho e seus resultados em campo e no escritório.

Por dentro das novas ferramentas do sistema de gestão fundiária do INCRA

Confira tudo o que será abordado no curso online do dia 3 de junho:

• Quando Cancelar ou Retificar?

• Cancelamento:
– Por sobreposição – para desmembramento – para remembramento – por erro na geometria
– Documentos necessários para solicitação de cancelamento
– Casos de Indeferimento

• Retificação:
– Quais atributos de uma parcela podem ser retificados e como proceder
a retificação
– Quando enviar documentos comprobatórios
– Quais atributos podem ser retificados por solicitação do cartorário
– Problemas encontrados

• Requerimento de Registro
– Quem pode requerer
– Como proceder no sistema SIGEF
– O CRC (Comitê Regional de Certificação) e o Requerimento de Registro

• Envio de imóveis em processo de Usucapião

• Como acompanhar as análises referentes aos Requerimentos enviados?

E a instrutora será uma especialista no assunto: Margarete Maria, sócia-fundadora da empresa TGR Treinamentos, onde atua como instrutora de cursos teóricos e práticos na área de montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, Cadastro Ambiental Rural, entre outros. Os alunos poderão interagir com a instrutora via chat e terão acesso aos materiais apresentados no curso (pdf, vídeo e tabela de perguntas & respostas), e após o treinamento receberão seus certificados de participação.

WebTreinamento: Novas Ferramentas do SIGEF
Data: 3 de junho de 2015
Hora: 14h30min (hora de Brasília)
Inscrições: http://www.geoeduc.com/produtos/webtreinamento-novas-ferramentas-sigef/

Fonte: Instituto GEOeduc