Segundo a empresa, o governo necessitava de imagens de melhor resolução para o mapeamento das propriedades rurais no Estado

Exemplo de imagem obtida pelo satélite SPOT, da Airbus

O governo do Tocantins e a Airbus firmaram contrato nesta segunda-feira (1/6) para fornecimento de imagens de satélite em alta resolução de todo o território do Estado. O investimento para fotografar os 282 mil quilômetros quadrados é de R$ 3,3 milhões e o principal objetivo da aquisição, segundo a companhia, é atender as necessidades do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O diretor de Geo Intelligence da divisão Defence and Space da Airbus no país, Pierre Duquesne, diz que o governo necessitava de imagens de melhor resolução para o mapeamento das propriedades rurais no Estado. Com o contrato, o Tocantins terá fotografias em que cada pixel corresponde a um quadrado de 50 centímetros de lado. “Isso significa que haverá muito mais informação na foto, com a possibilidade de encontrar rios pequenos, nascentes e estradas, por exemplo, o que é muito importante para o CAR”, afirma Duquesne.

O prazo para realização do cadastro rural foi prorrogado em um ano pelo Ministério do Meio Ambiente no mês passado. Segundo Duquesne, o adiamento foi motivado por “uma série de gargalos, sendo um deles a falta de riqueza de informação das imagens disponíveis”.

As imagens foram compradas com base no registro de preços firmado entre o governo federal e a Airbus em janeiro deste ano, e paga com recursos do Fundo Amazônia, do BNDES. As fotografias têm licença para uso nacional e podem ser compartilhadas com todos os órgãos públicos sem custo adicional. Cópias também serão coletadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o acervo nacional e estarão disponíveis para uso público.

Fonte: Globo Rural