Em busca de parcerias com operadoras para lançar no Brasil o Internet.org – plano de acesso ‘gratuito’ a conteúdos selecionados da rede – o novo vice-presidente de políticas de acesso móvel e global da rede social, Kevin Martin, diz que o anunciado projeto conjunto com o governo brasileiro ainda não avançou, mas sugere que o país está na lista de candidatos a testar a tecnologia de acesso a partir de veículos aéreos não tripulados, ou drones.

“Esses UAVs (do inglês unmanned aerial vehicles) podem ficar entre dois ou três meses sem pousar e ficam circulando sobre áreas permitindo a conectividade em áreas bem remotas. Procuramos um país para fazermos testes de três meses e o Brasil pode ser esse país. E mais até que um teste, é um país onde essa tecnologia faz sentido”, disse Martin em entrevista ao Convergência Digital.

Ele não revela se essa ideia faz parte do acordo anunciado pela presidenta Dilma Rousseff e o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, há dois meses. Na verdade, o executivo adianta que naquela conversa ambos “discutiram iniciativas como essa, mas não houve nenhum acordo em especial”. Até por isso, descarta que algo seja apresentado neste junho, como chegou a sugerir então a presidenta.

É que mesmo a ampliação do projeto que o Facebook toca em Heliópolis, em São Paulo, ainda não está bem definido. Atualmente a rede social mantém uma espécie de telecentro e dá cursos para fomentar pequenos empresários a usarem a internet – e o próprio Facebook – para publicidade. Mas promete ampliar a conectividade na região.

“O caso de Heliópolis é um projeto piloto, mas é específico, não escalável. Como partes da comunidade ainda têm problemas de conectividade, vamos utilizar algum tipo de tecnologia WiFi terrestre, mas como exatamente ainda está sendo discutido”, explica o VP de acesso global.

Fonte: Convergência Digital


DroneShow 2015

Em 2015, o Brasil ganhará sua primeira feira dedicada especialmente para aplicações profissionais desta tecnologia. A DroneShow LatinAmerica 2015 vai acontecer no dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, e será realizada pela MundoGEO. Entre os temas que terão destaque no DroneShow 2015, estão: mapeamento, monitoramento, segurança, meteorologia, engenharia, jornalismo, marketing, cinematografia, infraestrutura, mineração, óleo e gás, serviços de emergência, agricultura, utilities e serviços públicos.

Todas as informações sobre a DroneShow estarão disponíveis em breve na página web do evento: www.droneshowla.com. Para contribuir e opinar sobre esta novidade, envie um e-mail para Emerson Granemann, diretor do evento, em emerson@mundogeo.com.

Curta a página DroneShow News no Facebook!
E siga a DroneShow no Twitter @Droneshow_news