O interesse das pessoas pelo Google Earth Pro pode ser constatado por dois recordes recentes. O primeiro foi o número inédito de visitas no início deste ano no site do Instituto GEOeduc, devido ao lançamento do Google Earth Pro gratuito. E o segundo ocorreu na semana passada, com o recorde de 1.750 participantes no Webinar sobre o Google Earth Pro. Veja como ter acesso ao “replay” do evento.

No dia 29 de janeiro, uma notícia gerou muito interesse no setor de Geotecnologia e levou o GEOeduc a um recorde de visitação no site: a liberação do Google Earth Pro de forma gratuita. Afinal, o que antes custava 400 dólares passou a ser disponibilizado gratuitamente, o que gerou uma corrida para o download do Google Earth Pro. Na imagem a seguir pode-se ver o pico de visitação, com 4.597 acessos, sendo que pouco mais da metade desses acessos foram na notícia sobre o Google Earth Pro grátis.

Porém, assim como a visitação foi recorde, o número de dúvidas sobre o assunto também aumentou muito, pois as pessoas não sabiam muito bem como aproveitar ao máximo o Google Earth Pro e todas as suas funcionalidades. Assim, o GEOeduc publicou também um Guia Definitivo do Google Earth Pro, com dicas sobre como usar todo o potencial do software sem correr riscos quanto aos direitos autorais.

Dentre as novidades da versão Pro em relação à básica estão as ferramentas de medição (como por exemplo distâncias, áreas e caminhos 3D), a impressão de imagens em melhor resolução, a criação de filmes, a geocodificação de endereços, a importação de outros formatos de dados geoespaciais (shapefile, por exemplo), o acesso a ferramentas de criação de mapas, etc..

Recorde de participação em webinars

No webinar realizado na última sexta-feira (19/6) pelo GEOeduc, o palestrante Luis Antunes mostrou em detalhes as principais ferramentas e funcionalidades do Google Earth Pro, além de como criar mapas e navegar com os dados de GPS no software.

Este foi um evento histórico, pois foi batido o recorde de pessoas conectadas em um seminário online, com 1.750 participantes ao todo. O recorde anterior era de 2012, com 1.511 pessoas ao mesmo tempo.

Ou seja, dentre os mais de 300 webinars já realizado pelo MundoGEO e GEOeduc desde 2009, nunca houve tanta gente ao mesmo tempo interessada em saber mais sobre um determinado assunto, no caso o Google Earth Pro. Confira a seguir os números finais do evento:

Dentre os assuntos mais comentados no chat, durante o webinar, estavam as funções que diferenciam o Pro do Google Earth normal, a importação de layers no Google Earth Pro, a utilização do Google Earth Pro em conjunto com o QGIS, como usar o Google Earth Pro nas áreas de geomarketing, logística, planejamento ambiental, infraestrutura, utilities, gestão territorial, entre outras.

Confira aqui o replay com o vídeo na íntegra do webinar sobre Google Earth Pro grátis.

Google Earth Pro com Ferramentas Avançadas:

Curso Online de Google Earth Pro com Ferramentas AvançadasAo final do webinar da última sexta-feira foi feito o lançamento oficial do novo curso online de Google Earth com Ferramentas Avançadas, com uma condição especial e vários bônus para os participantes.

Neste novo curso você pode conhecer todo o potencial do Google Earth Pro, um globo interativo em 3D que pode ser usado para ajudar em tarefas como planejamento, análise e tomada de decisões, ideal para usuários corporativos, governamentais, profissionais e estudantes, que agora podem aproveitar a visualização de dados, o planejamento de sites e as ferramentas de compartilhamento de informações da versão Pro.

Fonte: GEOeduc