A publicação traz estudos sobre educação, pobreza, finanças públicas, políticas sociais, entre outros

O Ipea lançou a 44ª edição da revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP). A publicação contém doze artigos e uma resenha, contemplando tópicos tão variados como educação, finanças públicas, pobreza, políticas sociais, produção econômica e outros. Disponível no Portal Ipea, este volume homenageia Divonzir Arthur Gusso, ex-técnico do Instituto que faleceu no dia 20 de dezembro de 2014.

O primeiro artigo, assinado por ele e Paulo Meyer, analisa a evolução da formação superior em ciência, tecnologia, engenharias e matemática (CTEM) no Brasil entre 2000 e 2013. Os autores inferem que o fluxo de conclusão de cursos de graduação nessas áreas tem aumentado a cada ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação a outros países, a formação de nível superior em CTEM no Brasil encontra-se concentrada em cursos e em instituições com baixos indicadores de desempenho acadêmico.

Os três artigos seguintes também abordam o tema da educação. Já o estudo Elasticidade da pobreza: aplicação de uma nova abordagem empírica para o Brasil procura calcular as elasticidades da pobreza em relação ao crescimento econômico e à desigualdade de renda para o Brasil.

Os demais trabalhos tratam de assuntos variados como serviços de telessaúde no país; análise de políticas para aglomerações no Brasil e em países europeus; cotas raciais; atração de investimentos no estado de São Paulo; e investimento e o número de projetos de parcerias público-privadas (PPPs) nas economias emergentes. Há ainda um estudo que, utilizando o modelo de capacidade ambiental em Minas Gerais, indica uma predominância de problemas ambientais associados à falta de saneamento e a atividades econômicas específicas – por exemplo, a mineração.

O último artigo, Gestão da dívida pública, reputação fiscal e risco-país: evidências empíricas para o Brasil, aparece nesta edição como o único representante da área de finanças públicas federais. O trabalho analisa os impactos das políticas fiscais adotadas, após a adoção do regime de metas para inflação, sobre a construção da reputação da autoridade fiscal e para a redução do risco-país.

Por fim, a publicação conta com a resenha Descentralização e desenvolvimento local em Angola e Moçambique: processos, terrenos e atores, resultado de um esforço interdisciplinar e internacional do qual participaram pesquisadores da Angola, do Brasil, da França, de Moçambique e de Portugal. As várias opções de análise apresentadas bem como a ligação entre descentralização e desenvolvimento local e o modo como é analisado pelos diferentes autores constituem de fato uma referência para o estudo de descentralização.

Confira a 44ª edição da revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP)

Fonte: Ipea