Está chegando o grande momento da comunidade de drones se reunir pela primeira vez, no Brasil, para discutir os desafios do mercado. Para isso, os principais atores deste segmento estarão no evento DroneShow 2015 em São Paulo, nos dias 28 e 29 de outubro. São importadores, fabricantes nacionais, prestadores de serviços, desenvolvedores, pilotos, pesquisadores e usuários.

O evento tem como foco principal apresentar os diferentes aspectos tecnológicos, tanto na feira como nos seminários e cursos, levando-se em conta a qualidade e produtividade, sem deixar de lado uma importante questão: a segurança.

A profissionalização passa pela combinação entre o drone e sua inteligência embarcada, como softwares e sensores para coleta de dados, pela equipe de planejamento da missão, habilidade dos pilotos e, por fim, pelo pós-processamento dos dados obtidos.

Seja para os diversos tipos de mapeamento, produção de imagens para publicidade, mercado imobiliário, monitoramento de qualquer natureza ou ainda para coberturas de televisão, a qualidade dos resultados será o fator primordial que dividirá os profissionais dos amadores.

As múltiplas aplicações dos drones, além das situa-ções em que ele aparece como solução inovadora, estão comprovando que estamos diante de um avanço tecnológico que vai muito mais além dos usos óbvios. Estou seguro ao afirmar que estamos vivendo algo semelhante ao início da Internet, quando ninguém sequer ousava imaginar tudo que poderia ser desenvolvido através dela.

Estamos diante de um mundo novo de aplicações profissionais, tanto “indoor” quanto “outdoor” (internas e externas), para os drones, que ainda nem conseguimos imaginar.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo, diretor e publisher do MundoGEO
emerson@mundogeo.com