Em abril passado o Instituto GEOeduc comemorou 1 ano de fundação e agora está fazendo um balanço deste período, relembrando os marcos e conquistas alcançados, mas principalmente o que pode fazer para melhorar ainda mais seu trabalho. Confira o mapa interativo divulgado com a distribuição geográfica dos alunos e a avaliação dos cursos ao longo deste primeiro ano

Não há dúvida de que estamos passando por uma revolução tecnológica global, certamente a mais expressiva em toda a história da humanidade. A velocidade das mudanças é cada vez maior, o que exige que nós estejamos sempre atualizados e tenhamos dados e ferramentas de qualidade para a tomada de decisão, e para isso a Geotecnologia é a principal solução.

Hoje, qualquer profissional que esteja em busca de qualificação precisa contar com o que existe de mais atual em plataformas e metodologias de aprendizagem, para que possa acompanhar o ritmo do mercado. Porém, não era isso que acontecia há algum tempo, pois as opções de cursos em soluções e tecnologias geoespaciais eram incipientes, algumas baseadas em antigos métodos de ensino, outras carentes de atividades práticas ou muito focadas em objetivos comerciais.

Foi pensando nessa falta de cursos de qualidade, flexíveis e a distância para a comunidade geoespacial que foi decidido criar, no início de 2014, um Instituto de qualificação e atualização profissional, porém que não fosse somente mais um no mercado, mas sim algo totalmente novo e diferente do que existia.

De onde viemos…

Já há algum tempo a MundoGEO estava investindo em cursos presenciais e online, capacitando sua equipe interna e estudando o mercado, porém observou-se que seria importante criar uma estrutura independente, para seguir em nossa nova missão de qualificação profissional para o setor geoespacial. Assim, foi projetado o novo Instituto, com espaço próprio, uma marca moderna e uma equipe focada nesse desafio.

Foi assim que, em abril de 2014, surgiu o Instituto GEOeduc, e as mudanças foram nítidas desde o princípio, pois a nova empresa já nasceu forte, com expressiva vinculação à MundoGEO e cheia de empolgação e inquietudes, pois vislumbramos um mar de possibilidades à nossa frente.

Curta a fan page do GEOeduc no Facebook

Com isso em mente, formou-se um time focado e comprometido com os objetivos do Instituto, contou-se com os melhores fornecedores de tecnologia e buscou-se na rede de contatos os conteudistas, instrutores e parceiros estratégicos para levar adiante esta empreitada. Porém, como isso não era suficiente, o GEOeduc precisou de apoio externo. Foi feito estudos sobre o mercado e conversado com os tomadores de decisão do setor geoespacial, o que auxiliou o Instituto a definir o que fazer para chegar até onde queria.

Quando o Instituto foi fundado, tudo estava muito seguro do que havia sido criado, mas as opções eram tantas que levou o GEOeduc a focar no que seria o diferencial. Assim, foi desenvolvida uma plataforma de cursos online em formato inédito no setor geoespacial, com liberdade de horários, material didático de qualidade, muitos exercícios e conteúdos complementares, além do suporte aos alunos por email, skype, telefone, redes sociais e mobile. Além disso, o Instituto passou a realizar pesquisas de mercado sob demanda, algo nunca antes feito no setor geoespacial.

Mapa interativo com a distribuição geográfica dos alunos

Fazendo um balanço deste primeiro ano de atividades, chegou-se aos seguintes números:

• Mais de 2,5 mil alunos e ex-alunos, entre os cursos online e webtreinamentos

• 25 cursos online e vários lançamentos previstos para os próximos meses

• 27 webtreinamentos já realizados

• Recorde de participação em webinars, dia 19 de junho de 2015, com 1.750 pessoas online

Confira aqui o mapa interativo com a distribuição geográfica dos alunos

No mapa com a distribuição geográfica dos alunos dos cursos online fica evidente o maior número de inscrições nos estados da região Sudeste, o que já era esperado devido à maior densidade demográfica desses locais.

Orgulha o Instituto GEOeduc constatar que tem alunos de todos os estados brasileiros, e também de outros países da América Latina, além de África e Península Ibérica.

Avaliação dos alunos

Após o término de cada curso online, os alunos são convidados a fazerem a avaliação do conteúdo, plataforma, metodologia, etc., com o objetivo de corrigir eventuais erros e fazer ajustes para melhorarmos cada vez mais o trabalho.

Com isso em mente, foi feito um balanço deste primeiro ano e chegou-se a estes excelentes resultados:

Fonte: GEOeduc