O satélite sino-brasileiro de sensoriamento remoto Cbers 4, lançado da China em dezembro de 2014, tornou-se oficialmente operacional na terça-feira (14), segundo divulgou o governo chinês, após ser submetido a diversos testes em órbita.

Ao longo deste período, foram geradas por seus quatro sensores óticos mais de 200 mil imagens, muitas delas distribuídas não apenas para o Brasil e a China, mas também para outros países em desenvolvimento. “Demos acesso às imagens obtidas para mais de 10 países em desenvolvimento, especialmente da África, apoiando suas atividades de exploração de recursos terrestres, proteção de florestas, projetos de hidrelétricas e prevenção de desastres”, disse Tian Yulong, engenheiro chefe da Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para Defesa Nacional.

“Cientistas do Brasil e China trabalharam juntos para desenvolver o satélite, e compartilhamos as tecnologias e os dados. Também planejamos trabalhar com o Brasil para desenvolver novas missões de meteorologia, comunicações e radar em nosso acordo de colaboração espacial”, afirmou Yulong.

Fonte: Aeb