Na última quinta-feira (9/7) aconteceu um seminário online sobre Análise Multicritério e Modelagem de Informação Geográfica e Ambiental no qual estiveram presentes mais de 540 interessados em conhecer esta metodologia. Veja como ter acesso ao conteúdo apresentado

Icone ArcGIS Ambiental 370x370 Mini curso mostra como modelar a geoinformação no software ArcGIS. Inscrições abertas!Mas vamos começar do início: a Análise Multicritério permite a ponderação de todos os fatores envolvidos no impacto em uma bacia hidrográfica, por exemplo, o que garante a obtenção de uma informação confiável, espacial e graduada quanto ao nível de risco que uma dada região apresenta, aplicando o mapeamento temático adequado.

Com isso, a situação da qualidade ambiental de uma bacia hidrográfica em estudo pode ser considerada na aplicação de níveis de degradação, por exemplo, dando subsídios para uma melhor tomada de decisão quanto a ações de preservação ambiental.

No seminário online foram apresentadas as vantagens de se trabalhar com Análise Multicritério e feito o lançamento do novo curso online Modelagem de Geoinformação na prática com ArcGIS que vai acontecer no dia 22 de julho às 19h30, no qual os alunos verão uma introdução sobre conceitos e boas práticas de Cartografia Temática em Ambiente SIG, entenderão em detalhes a Análise Multicritério e como criar um fluxograma para modelagem do contexto geográfico de análise, aprenderão a aplicar técnicas de geoprocessamento na geração de mapas de fatores e na produção do mapa global de interesse e finalizarão com a elaboração do layout do mapa global e a exportação para formato PDF.

Veja aqui a gravação do Webinar e saiba como se inscrever

Ementa completa do WebTreinamento

Confira o que será abordado no curso online sobre Modelagem de Geoinformação na prática com ArcGIS:

• Cartografia Temática: conceitos e boas práticas
• Mapeamento Temático no Ambiente SIG
• Conceitos e aplicações de Análise Multicritério
• Fluxograma para Modelagem do Contexto Geográfico de Análise
• Geoprocessamento na Geração de Mapas de Fatores
• Produção do Mapa Global de Interesse
• Layout do Mapa Global
• Exportação para formato PDF

O instrutor será Arthur Paiva, consultor e instrutor no Instituto GEOeduc. Graduando em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mais de quatro anos de experiência em softwares GIS e de Processamento Digital de Imagens. Abordando assuntos como, geoestatística, geomarketing, análise ambiental e diversos outros temas geográficos.Trabalhou como suporte técnico e na confecção de materiais de cursos de extensão em geotecnologias pelo Laboratório de Geoprocessamento da UERJ (LABGIS UERJ).

WebTreinamento: Modelagem de Geoinformação na prática com ArcGIS
Data: 22 de julho de 2015
Hora: 19h30 (hora de Brasília)
Inscrições: http://www.geoeduc.com/produtos/webtreinamento-modelagem-de-geoinformacao-na-pratica-com-arcgis/

Fonte: GEOeduc