Promovido pela ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos e MCI Brasil, concurso cultural é dirigido a qualquer participante cadastrado no site da Campus Party e que crie aplicativo sobre água. Inscrições vão até 31 de outubro

Nunca o Brasil conviveu com uma realidade tão drástica a respeito de seus recursos hídricos. Com a falta de água, todos têm se empenhado para reverter o quadro que combina variações climáticas, má gestão e falta de investimento. Em São Paulo, por exemplo, 79% da população diminuiu o consumo assim que o Governo revelou a situação dos reservatórios paulistas.

Ao encontro de ações que procuram sensibilizar a sociedade para a gravidade do problema, a ABRH promoveu na Campus Party, um dos maiores encontros de internet e tecnologia, o Hackaton: A Água. E Você? O Hackaton é uma maratona para programadores desenvolverem alguma tarefa.

Na ocasião, os participantes foram convidados a criar um aplicativo de celular que permitisse o acesso à informação sobre pontos de vazamentos, falta de água, enchentes e riscos de dengue, para que seja alimentado pela população e que sirva de alerta para rápida ação das autoridades públicas. Mesmo após o final da Campus Party, as inscrições continuam abertas, o prazo final é no dia 31 de outubro. “A principal ideia do concurso é o desenvolvimento de um software que gere informações para minimizar o tempo de atendimento das autoridades públicas diante de informações mais precisas fornecidas pela sociedade”, explica Rodrigo Cordeiro, PCO Director da MCI Brasil.

“O usuário do aplicativo será protagonista na solução de problemas”, diz a presidente da ABRH, Jussara Cabral. “A ideia é que o aplicativo seja capaz de registrar um local com falta d’água, um local que tenha água parada atraindo doenças como a dengue. Identificar nos mapas a localização dessas ocorrências e socializá-las nas redes sociais é uma maneira de fiscalizar os problemas. O aplicativo pode tornar cada cidadão uma fonte de informação para os gestores”, completa.

Georeferenciado e com total interface com as mídias sociais, o aplicativo deve ter capacidade de emitir alerta que pode ser compartilhado, gerando informação em tempo real. São quatro assuntos identificados para o desenvolvimento do aplicativo:

Tema #1 Vazamento de água: Ao identificarem algum ponto de vazamento de água os usuários poderão alertar através do aplicativo para que ações sejam tomadas pelas concessionárias.

Tema #2 Falta de água em prédios e casas: Caso estejam sem água em suas residências ou escritórios, os usuários do APP devem poder alertar outros usuários e as concessionárias.

Tema #3 Enchentes: Alerta às autoridades públicas e outros usuários do aplicativo de pontos alagados nas cidades brasileiras.

Tema #4 Água parada, risco de dengue: Águas paradas elevam o risco de dengue e ao identificar água parada, o usuário pode alertar outros usuários pelo aplicativo e também acionar as autoridades públicas.

Inscrições

A participação no concurso é voluntária e gratuita e pode ser feita até 31 de outubro de 2015 através do site. Para acessar às inscrições clique aqui.

É permitida a participação de associados da ABRH, exceto pessoas físicas ou jurídicas que tenham relação comercial com a Associação. Para acessar o regulamento completo do concurso clique aqui. Até agora, 26 pessoas já estão inscritas no concurso.

Os participantes deverão criar aplicativos de softwares livre para dispositivos móveis (celulares, smartphones, tablets) assim como aplicativos Web, baseados na Internet, utilizando a tecnologia de sua preferência.

Na avaliação serão levados em conta critérios como: utilidade para a População (50%), inovação, criatividade e originalidade (30%) e usabilidade e design (20%).

A divulgação dos ganhadores será realizada no dia 6 de novembro de 2015 através do website da Campus Party e do Campuse.ro e a entrega da premiação será durante a realização do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, evento que acontece em Brasília-DF, de 22 e 27 de novembro de 2015.

Informações e dúvidas sobre as regras do concurso através do e-mail bernardo.mendes@campus-party.com.br.