Consórcio formado por Audi, BMW e Daimler anuncia aquisição do Here, concorrente do Google Maps, tendo em vista a fabricação de carros autônomos. Transação deve ser concluída no início de 2016

Um consórcio formado pelas fabricantes alemãs de automóveis Audi, BMW e Daimler anunciou nesta segunda-feira (03/08) a aquisição do Here, serviço de mapeamento da Nokia, por 2,8 bilhões de euros. Futuramente, a tecnologia poderá ser utilizada na fabricação de carros autônomos.

Através de nota, a finlandesa Nokia informou que a venda “deverá ser concluída no primeiro quadrimestre de 2016”, num negócio que deverá gerar lucros de 2,5 bilhões de euros à empresa.

As empresas do consórcio alemão afirmaram em declaração conjunta que o Here “estabelece os alicerces para a próxima geração de serviços de mobilidade e localização”. “Para a indústria automotiva, esta é a base dos novos sistemas de assistência e, finalmente, para a condução totalmente autônoma.”

O consórcio afirma que as três empresas deterão parcelas iguais das ações do Here e que “nenhuma delas pretende adquirir participação majoritária”. O Here é menos conhecido que seu concorrente direto, o Google Maps, mas possui um enorme catálogo de clientes no setor industrial e de internet.

“Mapas digitais de alta precisão são componentes cruciais da mobilidade do futuro”, afirmou o CEO da Daimler, Dieter Zetsche. “Com a aquisição conjunta do Here, queremos assegurar a independência desse serviço crucial para todos os fabricantes de veículos, peças e clientes em outros setores industriais.”

Fonte: Instituto Geodireito