Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciam nesta sexta-feira (14/08), às 15h30, o resultado final do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), referente ao período entre agosto de 2013 e julho de 2014.

O Prodes, operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), faz o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal (com área mínima mapeada de 6,25 hectares) e apura, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo federal para o estabelecimento de políticas públicas.

O monitoramento utiliza imagens de satélites da classe Landsat numa combinação que busca minimizar o problema da cobertura de nuvens e garantir critérios de interoperabilidade. As taxas anuais são estimadas a partir dos incrementos de desmatamento identificados em cada imagem de satélite que cobre a Amazônia Legal.

O Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal conta com a colaboração do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele está inserido como ação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Grupo Permanente de Trabalho Interministerial (GTPI) para a redução dos índices de desmatamento da Amazônia legal, criado por decreto presidencial de 3 de Julho de 2005.

O GTPI é parte do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia legal, lançado em março de 2004.

Fonte: MMA