Com o tema central “Mapas conectando o mundo”, será realizada, pela primeira vez na América Latina, entre os dias 23 e 28 de agosto, a 27a Conferência Internacional de Cartografia (ICC 2015), da Associação Internacional de Cartografia, no Centro de Convenções SulAmérica, Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ). Organizada pela Sociedade Brasileira de Cartografia, a conferência reunirá cerca de 800 pessoas, de mais de 60 países, e incluirá a Exposição Internacional de Cartografia (organizada pelo IBGE), a Exposição Barbara Petchenik: Cartografia para crianças e a Exposição Técnico-Comercial (com stand do IBGE). Entre os eventos associados à conferência, estão programadas exposições de mapas históricos (Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Museu Naval, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Arquivo Histórico do Exército) e uma corrida de orientação nas proximidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão.
A presidenta do IBGE, Wasmália Bivar, e o diretor de Geociências em exercício, João Bosco de Azevedo, participarão da cerimônia de abertura da conferência, no dia 24 de agosto, às 9h30, onde haverá apresentação do coral do IBGE. Inscrições e outras informações sobre a ICC 2015 podem ser acessadas aqui.
Nesta edição da conferência, as palestras e mesas redondas focalizarão uma grande diversidade de temas, como Mapas e Internet: Cartografia animada e dinâmica; Arte, cultura e cartografia; Cartografia digital; Cartografia para portadores de necessidades visuais; Mapeamento participativo e voluntário: Crowdsourcing; Geomarketing; Atlas nacionais, regionais e globais e Cartografia para crianças, entre outros.
Como evento de pré-conferência, o IBGE organiza o Simpósio “Atlas, toponímia e a história da cartografia”, de hoje (19 de agosto) a 21 de agosto, no Centro de Inteligência Corporativa, com a participação de especialistas do Instituto e de outras organizações nacionais de geociências, pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras e representantes de órgãos como o Ministério do Meio Ambiente, Biblioteca Nacional e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O encontro é somente para convidados.
Ainda entre as pré-conferências, nos dias 20 e 21 de agosto, o IBGE sediará o encontro internacional “Workshop on spatial data infrastructures, standards, open source and open data for geospatial” (SDI-Open 2015), no auditório do Centro de Documentação e Disseminação de Informação (CDDI). O workshop reunirá 60 pesquisadores, de 16 países, entre eles, representantes das Comissões de Infraestrutura de Dados e Padrões Geoespaciais e de Open Source, da Associação Cartográfica Internacional, da Fundação OSGeo – responsável pelos projetos de software livre para geociências, e da OGC, entidade padronizadora da área geoespacial.
Na Conferência de abertura, no dia 24 de agosto, às 11h, no Centro de Exposições SulAmerica, o Consultor Interregional para o Gerenciamento de Informações Geoespaciais Globais, da Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (UNSD), Gregory Scott, apresentará a palestra “Positioning Geospatial Information to Address Global Challenges”.
Aberta ao público e com entrada franca, entre os dias 24 e 28 de agosto, também no Centro de Exposições SulAmerica, a Exposição Internacional de Cartografia, organizada pelo IBGE, reunirá uma extensa coleção de mapas impressos, atlas, produtos cartográficos digitais, educacionais e serviços, dois globos, um terrestre e outro lunar e mapas táteis. Durante a conferência, haverá premiação para os melhores produtos cartográficos, em cinco categorias, escolhidos por um júri técnico e, também, pelos congressistas. O horário da exposição será de 12h às 17h, na segunda-feira (24 de agosto), de 9h às 17h, de terça a quinta-feira, e de 9h às 12h, na sexta-feira (28 de agosto). O Centro de Exposições SulAmerica fica na Avenida Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova.
Realizada a cada dois anos, a Conferência Internacional de Cartografia procura mostrar o papel da Cartografia como ciência, ferramenta e tecnologia capaz de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social, onde a informação geoespacial passa a ser o elemento essencial para a integração do mundo atual. A próxima Conferência Internacional de Cartografia será realizada em 2017, em Washington, nos Estados Unidos.

Fonte: IBGE