O furacão Fred sobre Cabo Verde. À direita vê-se o continente africano / NOAA/Getty Images

A Esri Portugal auxiliou o Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) de Cabo Verde a monitorizar o Furacão Fred, evento meteorológico que afetou o arquipélago segunda-feira.

A tecnologia ArcGIS suportou a recolha dos danos da passagem do furacão e permitiu a integração com as diversas entidades no terreno. O trabalho de centralização da informação permitiu registar as situações, gerir ocorrências reportadas e ainda aceder a um resumo das operações, direcionado tanto à população, como aos meios de comunicação social.

Nuno Coelho, Coordenador para o Mercado de Cabo Verde da Esri Portugal, defende que a tecnologia ArcGIS é uma plataforma inovadora, versátil e permitiu criar sinergias para que a Proteção Civil e outras entidades envolvidas pudessem dar uma resposta mais rápida e mais eficaz». O coordenador destaca a importância do trabalho desenvolvido com a SNPC e o seu impacto no futuro «a recolha de dados com a componente geográfica e imagens associadas permite o armazenamento da informação necessária para uma análise detalhada, pós Furação, abrindo-nos as portas para conseguirmos lidar com situações semelhantes que possam acontecer no futuro.

O Furacão Fred colocou Cabo Verde em alerta, na segunda-feira, e deixou um rastro de destruição, com cerca de 60 famílias desalojadas e aeroportos encerrados por todo o arquipélago.