Baixe um check list completo para Topografia e Levantamentos, e nunca mais esqueça o que levar pro campo

Por Ana Flávia de Oliveira, Eduardo Freitas e Gustavo Bueno Lelli
Instituto GEOeduc www.geoeduc.com

Nós do Instituto GEOeduc, pensando no dia-a-dia dos profissionais que estudam conosco, percebemos que nos trabalhos de campo existem vários fatores que, por menores que sejam, podem acabar dificultando o processo de levantamento de dados ou mesmo levando tudo a perder. Afinal, quem nunca chegou no local do levantamento e só então percebeu que tinha esquecido algo extremamente importante, como por exemplo um tripé, ou até mesmo água.

Seja por mal funcionamento dos aparelhos de medição, danos ocorridos por fatores naturais, perda de equipamentos ou anotações, condições climáticas inesperadas ou mesmo o esquecimento de itens indispensáveis para uma saída à campo, alguns imprevistos como estes causam uma grande dor de cabeça.
Desta forma, a partir de uma enquete realizada junto à comunidade de Geotecnologia, elaboramos um Check List para Topografia e Levantamentos de Campo para que você possa verificar tudo antes de sair de casa ou do escritório e não colocar todo o seu trabalho em risco. Neste Check List colocamos uma série de itens que irão auxiliar o seu trabalho de campo, que vão desde Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até os aparelhos para levantamentos topográficos.

A consulta foi feita através de formulário online encaminhado por email, listas de discussão e redes sociais, e o engajamento da comunidade foi surpreendente! Foram centenas de contribuições, e alguns itens foram direto para nosso check-list, enquanto outros foram adaptados e alguns poucos descartados ou reservados para um próximo material mais específico. Além disso, houve alguns “choques culturais”, já que recebemos também sugestões de profissionais de campo de outros países, como Portugal, Angola, Moçambique, etc., e alguns termos usados para os equpamentos e acessórios são diferentes.

Mas como funciona o check-list?

Nosso check-list funciona assim: divididos em segmentos, colocamos dispostos em uma lista os itens que nós selecionamos e, nos espaços referentes, você irá confirmar se o item está disponível ou não, ou ainda se não se aplica (N/A) ao seu levantamento. Ao lado, você colocará as observações necessárias, como por exemplo “carregar”, “emprestar”, “guardar”, “comprar”, etc. e eventualmente a quantidade de cada item.

É claro que alguns desses itens não serão tão importantes para casos específicos, dependendo da área onde você fará o trabalho de campo, mas é preciso pesquisar previamente e fazer uma boa análise antes de ir para qualquer região para, literalmente, “saber onde está pisando”.

Um bom roteiro também é essencial, pois faz parte do planejamento do trabalho de campo. No roteiro você colocará todos os lugares por onde você deve passar, os objetivos que deve alcançar, atividades que não podem ser esquecidas, etc.. Enfim, no roteiro você irá inserir todos os pontos que não poderão ser deixados de lado, pois funciona como um lembrete do percurso e do projeto como um todo.

Tira-teima

Além de servir como lembrete de tudo o que você deve levar para seus trabalhos de campo, este check-list serve também como um “tira-teima” no caso de sumir algo ou então de verificar a responsabilidade pela falta de algum equipamento. Sugerimos preencher o check-list antes de ir a campo e, antes de sair, que você faça uma cópia pra deixar no escritório. Desta forma, você terá um importante documento com o registro de tudo o que levou a campo.

Com este check-list você irá planejar o seu levantamento de campo de forma mais organizada e funcional, o que irá refletir em melhores resultados e num melhor desenvolvimento do trabalho. Então, comece agora a verificar os itens do seu trabalho de campo, e mãos a obra!

Água!!!

Sabe qual foi o item mais citado em nossas pesquisas, em qualquer das plataformas (email, listas, Facebook, etc.)? O precioso líquido: água!
Pode parecer um item óbvio, mas parece que o esquecimento da água é mais frequente do que podemos imaginar, pois muita gente falou que só lembrava da sua falta quando estava em campo. Além disso, é preciso lembrar de levar muita, mas muita água mesmo, pois você pode precisar dela tanto para matar a sede como para limpar um equipamento.

Por isso: muita água!

Para fazer o download da planilha na íntegra, acesse:
http://goo.gl/nGCcQg