Como criar um projeto de alargamento de uma pista

Exploraremos, neste tutorial, as etapas para a criação de um projeto de alargamento de uma pista existente, onde mesclaremos dados da geometria original com os dados obtidos de um levantamento topográfico.

Consideraremos que um desenho com o MDT (Modelo Digital do Terreno) e o traçado do novo alinhamento já tenha sido criado. Esse alinhamento pode ser criado utilizando as opções existentes nos menus “Ferramentas” e “Geometria” do Bentley topoGRAPH.

Todos os dados usados neste tutorial com as indicações para onde devem ser copiados, juntamente com um vídeo demonstrativo, estão disponíveis em nossa comunidade no endereço http://goo.gl/WKnNBv. Recomendamos que baixe esses arquivos para melhor compreensão deste tutorial.

Se você ainda não é cadastrado em nossa comunidade acesse o link abaixo para ver instruções de como se cadastrar: www.youtube.com/watch?v=i9UD7_MAokM.
Para efeito de simplificação, usaremos os termos “botão de dados” ou somente “dado” para nos referirmos ao botão esquerdo do mouse. Para o botão direito do mouse, usaremos o termo “reset”.

Com o desenho aberto, selecione a opção topoGRAPH / Salvar Alinhamento Horizontal e indique a sequência dos elementos que vão compor o novo alinhamento. Terminando a seleção, clique reset e informe os dados do novo alinhamento na janela que será aberta. Clique em Aplicar e uma janela com os dados salvos, PIHs e curvas horizontais, será aberta. Nela, podemos alterar os dados desse traçado, tanto gráfica quanto descritivamente.

Para contextualizar o alinhamento horizontal e o MDT e possibilitar a interpolação dos pontos do projeto é necessário conectá-los. Para isto, selecione e arraste o MDT e solte-o sobre o alinhamento desejado. Um sinal de conexão com o MDT é mostrado abaixo do nome do alinhamento e o MDT aparecerá juntamente com o traçado.

No alinhamento horizontal, clique no botão Estaqueamento e informe o nome do estaqueamento e os parâmetros Progressiva inicial e Intervalo entre as estacas, os quais manteremos com os valores sugeridos. Clique no botão Aplicar. A planilha de estaqueamento mostra dados como estacas, progressiva, etc. e é acompanhada de duas janelas gráficas, uma com a vista planta e outra vazia, que conterá o perfil longitudinal do terreno.

Nessa janela, clique no botão Interpolar. Note que a vista do perfil longitudinal foi atualizada.

Utilizaremos a vista gráfica do perfil longitudinal para criarmos o projeto vertical. Clique em Estudo e a seguir clique dado para definir a posição inicial do traçado e na caixa de diálogo faça o ajuste fino e confirme. Note a linha elástica ligando o início ao cursor; o elemento que está sendo criado é uma rampa.
Clique reset para escolher no menu flutuante um outro tipo de elemento (parábolas, circulares e rampas). Note que a linha elástica assume a forma do elemento escolhido. Leve o cursor até a posição aproximada do fim do elemento e clique dado. Faça o ajuste fino e confirme. A linha elástica se iniciará no último ponto criado. Continue esse processo até o último elemento do traçado.

Após incluir o último elemento, clique reset e selecione Finalizar. A caixa para a criação do alinhamento vertical será mostrada. Informe um nome e confirme.
Na árvore do projeto será acrescentado o alinhamento vertical criado que será aberto automaticamente. Esta tabela tem uma vista gráfica contendo o greide calculado e apresenta os PIVs informados que podem ser editados para corrigir erros. A posição do PIV também pode ser modificada graficamente. As alterações nas propriedades dos PIVs são propagadas para as curvas e greides, e a vista gráfica é atualizada automaticamente.

Com o alinhamento vertical aberto clique no botão Seções e na caixa de diálogo informe um nome e confirme. Uma seção será criada para este alinhamento vertical que será mostrada na árvore do projeto e automaticamente aberta. Na seção aberta, clique no botão Grupo e selecione Novo. Será aberta uma caixa para a escolha do tipo de perfil.
Selecione Terreno Natural, dê o nome de Primitivo e clique em Aplicar. A seguir clique no botão Interpolar. Na tela inicial do assistente, mantenha os valores sugeridos e clique em Próximo. Na tela seguinte selecione somente Lados (dos triângulos) para o método de geração de pontos e mantenha a largura do perfil sugerida. Clique no botão Interpolar do assistente. As seções interpoladas serão apresentadas com cada seção tendo uma tabela e uma vista gráfica associada.

Agora dispomos de Alinhamento Horizontal, Estaqueamento, Greide e Seções Transversais do terreno primitivo. Falta definir a seção-tipo que será aplicada para cada seção, que deve incluir as características geométricas da via como: plataforma, elemento, constituição do pavimento e taludes. As características são definidas na “Seção Tipo”, que é um molde que contém as propriedades que queremos para a via. A seção-tipo que será usada já se encontra montada nos arquivos disponíveis para download. O gerenciamento das seções-tipo (criação, alteração e exclusão) pode ser feito através da opção topoGRAPH / Seções-Tipo.

Na tabela de Seções, clique no botão Projeto, escolha a opção Sequência e preencha a tabela apresentada indicando na coluna Estaca inicial, a primeira estaca e, na coluna Seção-Tipo, a seção-tipo criada para esse projeto. Neste tutorial, usaremos a seção-tipo “Alargamento Recuperação”; indique no registro 2 a última estaca e clique no botão Aplicar. Assim, a mesma seção-tipo será assumida para a estaca final.

Ainda na tela de seções, clique no botão Projeto novamente, escolha a opção Calcular e na janela que se abre clique no botão Calcular. O projeto será calculado para todas as seções e automaticamente apresentado na vista gráfica de Seções.

Com as seções calculadas é possível determinar os volumes geométricos entre seu primitivo e o projeto. Clique no botão Volumes, selecione os perfis de terreno e projeto e clique em Calcular.
Seu projeto de alargamento incluindo o traçado horizontal, vertical e seções já está pronto.

Vamos, agora, demostrar como utilizar esses dados para criar um MDT com o projeto inserido no terreno existente.

Selecione e arraste o arquivo de seções e solte-o sobre o desenho do terreno primitivo. Selecione a opção Criar MDT no menu. Na janela que se abre, escolha Projeto nos campos Tipo e Nome e clique no botão Aplicar. Um novo MDT, somente com os pontos do projeto, será criado no desenho separadamente do MDT do primitivo.
Tendo esses dois MDTs, é possível calcular volumes de corte e aterro entre eles com uma simples operação de arrastar e soltar. Na árvore do projeto, selecione e arraste o MDT original e solte-o sobre o MDT do projeto recém-criado.

Com este passo-a-passo você poderá facilmente criar o seu projeto de pista!

William Ferreira
Analista de Suporte Técnico da Bentley para o software topoGRAPH
William.Ferreira@bentley.com