Nesta semana acontecem dois cursos no âmbito da parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Conferência de Diretores Iberoamericanos de Água (CODIA), a UNESCO e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Em Brasília o curso Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias ocorre de 7 a 8 de outubro no Phenicia Bittar Hotel e o encerramento será na próxima sexta-feira, 9, na sede da ANA. Na Guatemala, na cidade de Antígua, acontece o curso Governança da Água de 5 a 8 de outubro. Ambas as capacitações estão no módulo presencial, ministrado em espanhol, que dá continuidade à etapa virtual já realizada pelos participantes.

No curso Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias o módulo presencial busca estimular o conhecimento integrado e o desenvolvimento de habilidades para o planejamento dos recursos hídricos através da interação entre os representantes dos países ibero-americanos e especialistas convidados. A capacitação também visa a promover o intercâmbio de experiências sobre os problemas dos países em termos de recursos hídricos. Além da ANA e da CODIA, o evento é realizado pela Itaipu Binacional e pela Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI). Para os brasileiros haverá tradução simultânea.

Participam do curso sobre Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias os gestores públicos, usuários de recursos hídricos, membros de ONG com enfoque no tema e especialistas em recursos hídricos de países membros da CODIA. A carga horária a distância é de 40 horas, divididas entre duas unidades: Experiências e Desafios do Brasil em Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos e Compartilhando Experiências entre os Países. Na etapa presencial os participantes têm uma carga de 20 horas com enfoque nas bacias hidrográficas, ferramentas de planejamento e manejo de bacias, além de técnicas e práticas na gestão de bacias.

Para o curso sobre Governança da Água, na Guatemala, o objetivo é fortalecer as capacidades dos atores estratégicos relacionados à gestão de recursos hídricos na temática dos instrumentos e estruturas de governança para a gestão integrada da água. A capacitação conta com o apoio da Embaixada da Espanha na Guatemala e começará com os temas Governança, Governabilidade e Gestão Integral dos Recursos Hídricos; e Direito das Águas: Princípios, Normas, Procedimentos e Mecanismos Institucionais.

Nas 40 horas da modalidade a distância, os participantes estudaram a governabilidade da água e a participação social, as definições e o marco legal referentes ao tema, a governabilidade na América Latina e os desafios e perspectivas da governabilidade na região. Nas 24 horas presenciais, os participantes discutirão a governança em linhas gerais, na América Latina e o sistema espanhol de governança da água. Acesse aqui a programação completa.

A terceira capacitação de outubro será realizada em São Paulo, entre os dias 26 e 29, com o objetivo de fornecer, a profissionais da área de gestão de recursos hídricos, conhecimentos sobre as principais ferramentas e indicadores ambientais utilizados na avaliação da qualidade das águas e quantidade de sedimentos de rios e reservatórios. Outros três cursos estão previstos para esse ano, dois para novembro e um ainda sem data definida.

Estas capacitações são realizadas com o apoio do Projeto de Cooperação Sul-Sul buscando o fortalecimento da gestão integrada e do uso sustentável dos recursos hídricos em países da América Latina e Caribe, além das nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fonte: ANA