Será  lançado no dia 19/10 o livro Fundamentos de Geodésia e Cartografia. Neste livro, recorremos a diversas fontes com o objetivo de relacionar o estágio atual da Geodésia e da Cartografia nacionais com aplicações cotidianas.

O livro está estruturado em quatro capítulos. No primeiro, o leitor vai adquirir conhecimentos básicos da Geodésia e da Cartografia. Há um breve histórico e são apresentadas as diferentes “formas” para a Terra e os seus respectivos sistemas de coordenadas, conceitos da trigonometria esférica, e ainda é apresentado o Sistema Geodésico Brasileiro, citando as principais projeções cartográficas, com destaque para a projeção UTM (Universal Transversa de Mercator).

No segundo capítulo, o leitor avança para os conceitos, as técnicas de levantamentos e os cálculos mais aprimorados da Geodésia, com algumas operações corriqueiras, como a transformação de data geodésicos, medições e cálculos das distâncias e ângulos na Geodésia, técnicas de determinação de coordenadas geodésicas e métodos de transporte de coordenadas geodésicas planimétricas e altimétricas, por técnicas clássicas e por GPS.

No terceiro capítulo, são vistas operações cartográficas, como as formas de representação cartográfica e o transporte de coordenadas UTM.

No último capítulo, é abordada uma das principais motivações deste livro: as coordenadas UTM, tratadas erroneamente como coordenadas topográficas. Nesse sentido, ilustram-se as relações entre os sistemas geodésico, UTM e topográfico, com suas respectivas características, possibilitando ao profissional solucionar problemas de mapeamento na projeção UTM, relacionando-a com o sistema geodésico e topográfico.

Enfim, embora o grande número de tecnologias disponíveis – como o posicionamento por satélites GNSS, as aplicações diversas em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), os acessos rotineiros de localização pelo Google Earth, a vulgarização de imagens orbitais de alta resolução, as aplicações com uso de varredura a laser e fotogrametria digital pelos VANTs e os programas computacionais diversos da área de geoprocessamento, entre outros – observa-se uma subutilização dos sistemas de mapeamento. Isso acontece, talvez, por desconhecimento técnico dos conceitos fundamentais de Geodésia e Cartografia, ou por falta de dados, infraestrutura governamental e legislação atualizada para apoiar esses mapeamentos. O resultado disso é uma defasagem de dados cartográficos do território nacional para apoiar o desenvolvimento do país.