20150917 180151 XMobots lança na feira DroneShow o primeiro mini drone a pousar na águaA XMobots, empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs), se prepara para mais um lançamento que promete movimentar o mercado: o Arator 5A, drone de asa fixa de apenas dois quilos que traz como grande novidade a capacidade de pousar na água, algo até então inédito para os drones voltados ao mercado civil.

Giovani Amianti, CEO da empresa, explica que o novo modelo é resultado da demanda existente no mercado por aeronaves para áreas menores, uma vez que o Echar 20B, carro-chefe da XMobots, é indicado para áreas com tamanho médio de cinco mil hectares. “Muitos clientes não precisam de um equipamento com toda autonomia e capacidade de mapeamento do Echar. Eles sempre nos perguntavam quando a XMobots iria lançar um drone com tamanho reduzido, para áreas menores. Aí está o Arator”, destaca Amianti.

Embora o tamanho seja reduzido, o alto desempenho que se tornou marca registrada nos produtos da empresa também está presente no novo VANT. Robusto, o equipamento é feito em fibra de kevlar e é monobloco, permitindo ao operador de campo não perder tempo com a montagem do sistema. O lançamento é automático por hand launch e o pouso é feito com auxílio de paraquedas.

Em relação aos sensores embarcados, o Arator 5A leva uma câmera de 18 Mpixel na versão básica ou de 24 Mpixel nas versões HP (high precision) e Full. O VANT ainda pode levar simultaneamente duas câmeras de 18 Mpixel que trabalham sincronizadas. Disponível na versão Agro, esta configuração permite aos usuários obter as 4 bandas (RGB/Nir) ou 5 bandas (RGB/RedEdge/Nir) da imagem, possibilitando aos agricultores a detecção de problemas impossíveis de serem diagnosticados a olho nu, como determinadas pragas. O equipamento ainda pode ser embarcado com um RTK pós-processado, solução já oferecida nos demais VANTs da empresa.

Embora a tecnologia embarcada chame atenção, o que faz do Arator 5A um VANT único é a capacidade de pouso na água. “Como é um drone monobloco, a parte superior é totalmente chapada. Quando o avião se prepara para o pouso, o sistema de paraquedas invertido permite que o VANT pouse de cabeça para baixo. Isso possibilita o pouso em diferentes tipos de ambientes, até mesmo na água”, comenta Amianti.

Até o lançamento oficial do produto na DroneShow, evento que acontece em São Paulo nos dias 28 e 29 de outubro, a empresa está oferecendo um desconto de R$ 20 mil para as 12 primeiras vendas. Informações podem ser obtidas pelo e-mail vendas@xmobots.com.br

Arator 5A Lançamento por hand launch XMobots lança na feira DroneShow o primeiro mini drone a pousar na água

Por dentro do Arator 5A

  • 2 Kg
  • Autonomia de 60 minutos
  • Câmera RGB 24 Mpixel
  • Câmera NIR 18 Mpixel
  • RTK
  • GSD até 9 mm/pixel
  • Alcance de comunicação 3 Km
  • Mapeamento de até 5 km² em um único voo
  • Velocidade de cruzeiro 50 km/h
  • Vento máximo até 35 km/h
  • Estação de Controle touchscreen
  • Decolagem automática por hand launch