Organizadora deve lançar edital até dezembro e provas podem ser aplicadas no mês de março de 2016. Datas ainda não são oficiais. Segundo a portaria 302/2015, único documento oficial que se tem até o momento, a seleção do IBGE irá prover 600 vagas de níveis médio e superior.

De acordo com o projeto básico do edital, que é enviado para as organizadoras antes da escolha final, está previsto que as provas devem ser realizadas, provavelmente, no mês de março do próximo ano. Oficialmente, essas datas não estão confirmadas.

As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infra-estrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (90 vagas); Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas (50 vagas); e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (460 vagas).

No projeto básico, também está disponível uma prévia sobre como será a provável distribuição das vagas por unidade de lotação. Para os cargos de nível superior, as 140 oportunidades podem ser direcionadas para 16 Estados da Federação. As 460 vagas de Técnico, por sua vez, serão distribuídas entre diversos municípios, em cerca de 25 Estados. Ou seja, concursandos de todo o Brasil podem se preparar para a disputa, que será acirrada.

O cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas exige nível médio de escolaridade e os demais exigem nível superior. A remuneração inicial pode variar entre aproximadamente R$ 3.323,91 e R$ 7.039,83 e a previsão é de que o provimento dos cargos ocorra a partir de dezembro de 2015. Sobre a lotação dos futuros contratados, os detalhes deverão ser divulgados quando da publicação do edital.

Os interessados devem aproveitar o momento para estudar, com base no último edital. Veja a portaria de autorização do certame na Imprensa Nacional: http://goo.gl/dyhKNp

Fonte: Concursos no Brasil