O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto esteve no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) para entregar produtos de aerolevantamento e mapeamento geológico elaborados pela empresa nos últimos anos, no âmbito do projeto de Cartografia da Amazônia, coordenado pelo Censipam e executado pelo Exército, Marinha, Aeronáutica e CPRM.

Durante a visita representantes das instituições envolvidas discutiram a nova fase do projeto que busca concluir as cartografias terrestre, geológica e náutica para acabar com os “vazios cartográficos” e contribuir no desenvolvimento econômico, social e na proteção da região amazônica.

Acompanhado do chefe do departamento de Recursos Minerais (DEREM), Francisco Valdir da Silveira, e da pesquisadora em geociências Lys Matos Cunha, Manoel Barretto entregou ao diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, resultados da participação da CPRM no projeto, que somam um milhão de km², entre mapeamentos geológicos e levantamentos aerogeofísicos.

O diretor-presidente explica que a CPRM conclui 12 produtos de aerogeofísica e 29 folhas de mapeamento geológico. Segundo ele, os levantamentos aerogeofísicos de alta resolução chegam a 570 mil km², onde foram coletados dados de magnetometria e gamaespectrometria, e altimetria. As folhas mapeadas nas escalas de 1:250.000, 1:100.000, somam 477 mil km². Barretto adiantou que este ano a CPRM conclui outros cinco aerolevantamentos, que juntos chegam a 277 km².

O diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes disse que os produtos entregues pela CPRM são de extrema importância porque contribui para o conhecimento da região. “É um trabalho feito com muita competência que vai ser utilizado pelo Censipam na geração de conhecimento que pode alavancar o desenvolvimento econômico da região, avaliou Guedes.

Saiba mais em: www.sipam.gov.br/assuntos/cartografia