Um mapeamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) identificou, por meio de georreferenciamento, como estão distribuídas cerca de 141 mil famílias habilitadas no programa habitacional do DF, o Morar Bem. O estudo, inédito pela companhia, foi lançado nno dia 03/11, no portal da CODHAB.

O trabalho faz parte de um plano de melhorias tecnológicas iniciado em maio pela Unidade de Tecnologia (Untec) da CODHAB e visa identificar as informações e a demanda local com o intuito de direcionar as ações para efeito de planejamento de novas moradias para a população do DF. Os pontos de controle foram realizados de acordo com a região geográfica, faixa de renda, faixa etária e, a partir da identificação de pessoas com deficiência e dependentes.

Com o georreferenciamento, foi detectado que, do total de habilitados no programa para receber a casa própria, a Ceilândia concentra a maior parte da demanda de habitação. São 16.243 pessoas habilitadas na faixa 1 do programa, com renda familiar de até R$ 1,6 mil. Já em samambaia, encontra-se o maior número de pessoas com deficiência, são 818 e, no Gama, 838 idosos.

O chefe da unidade de tecnologia da CODHAB, Daniel Barboni, explica que com a nova ferramenta o planejamento da companhia será ainda mais eficiente. “Agora temos maior visibilidade acerca das áreas em que estão agrupados os habilitados e suas demandas. Com isso, vamos escolher o perfil dos novos empreendimentos de acordo com as necessidades geográfica e social”, esclarece. O mapeamento ainda permite visualizar as regiões de acordo com a composição da fila por ordem de pontuação. “Assim, conseguiremos atender melhor a demanda e de forma transparente”, completa.

O sistema vai apresentar a distribuição geográfica dos habilitados e a legenda de cores ao lado direito da página indica qual a faixa de renda é predominante, de acordo com os filtros marcados. E, ao selecionar uma região no mapa será disponibilizada uma tabela resumo.

O acesso ao sistema pode ser feito aqui 

Fonte:Jornal Daqui