As empresas de engenharia, arquitetura e construção civil que atuam com projetos de infraestrutura têm uma enorme quantidade de dados para gerenciar. Desde o planejamento até a operação de uma obra, por exemplo, inúmeros são os desafios de gestão e operação enfrentados por essas organizações.

Obter o levantamento detalhado da área a ser ocupada, o mapeamento do terreno para análises climáticas, impacto ambiental, fluxo de trânsito e pontos de interesse, monitorar a obra em tempo real e, após sua conclusão, acompanhá-la para devida manutenção é imprescindível para assegurar o ciclo de vida da infraestrutura.

Para apoiar essas empresas a melhorar sua gestão e superar desafios como estes, a Imagem fornece a solução Plataforma ArcGIS para AEC que as permite identificar, organizar e gerenciar todas essas informações e atividades. Com ela, todos os dados salvos ficam armazenados num único banco de dados seguro, organizado e integrado de modo que todos os profissionais envolvidos no projeto possam atuar com base nas mesmas informações.

“Considerar a visão geográfica nos projetos de infraestrutura é um grande diferencial para as empresas atuantes nesse setor. A Inteligência Geográfica possibilita detectar padrões e tendências nos dados que de outra forma passariam despercebidas”, explica Felipe Seabra, especialista de Marketing da Imagem.

A Plataforma ArcGIS para AEC oferece um painel de acompanhamento e gestão de obras por meio do qual os responsáveis pelos projetos de infraestrutura conseguem fazer todo o acompanhamento das obras em tempo real, alimentando os dados em campo numa única base e conseguindo verificar o status das tarefas a qualquer momento, em qualquer lugar e via qualquer dispositivo.

Além disso, a solução também conta com ferramentas que possibilitam desenvolver aplicações com informações geográficas para melhorar o processo do projeto dando aos engenheiros, empreiteiros, topógrafos e analistas uma única fonte de dados para trabalhar. A centralização dos aplicativos e dados facilita a gestão, organização e integração das informações geográficas, incluindo dados de CAD, a partir de bases de dados existentes para visualização, analise e tomada de decisão.

A Imagem oferece ainda uma consultoria em gestão de dados. “Como as empresas de engenharia trabalham e recebem arquivos em vários formatos diferentes, essa pouca padronização pode causar problemas de organização de dados e até mesmo perda de informação. Para solucionar esse problema, oferecemos o serviço de consultoria em gestão de dados”, ressalta Seabra.

Grandes empresas de infraestrutura no exterior tais como AECOM, Porto de Roterdan, Foster+Partners e no Brasil já se beneficiam com o uso da Plataforma ArcGIS no seu processo de negócio.

Saiba mais sobre as vantagens da solução ArcGIS para AEC.