Nas edições anteriores da Revista MundoGEO foram apresentados os recursos do Google Camera App e do Street View App para coletar fotos, panoramas e fotoesferas georreferenciadas, itens que podem ser adicionados ao Google Maps a partir do próprio dispositivo móvel ou do computador.

Ao submeter suas contribuições ao Google Maps você deve respeitar as “Políticas de privacidade e aceitação de imagens”. Como um cidadão fotógrafo ou uma agência você pode se inscrever para uma certificação por meio do programa Street View | Trusted para mostrar que publica fotoesferas de alta qualidade.

O presente tutorial demonstra em poucos passos como adicionar e excluir fotos no Google Maps. Faça login no Google Maps em seu computador e procure o lugar para o qual você quer adicionar uma foto. Neste tutorial o lugar escolhido é o “Jopanna’s Café”, instalado na Unesp – Câmpus de Presidente Prudente (SP) e que pode ser visto em https://goo.gl/maps/e6c9w6mmdF92

Abaixo da caixa de pesquisa, clique em “Adicionar uma foto”. Uma caixa é exibida com as opções: “Upload”, “Suas fotos” e “Fotos do Celular”. Caso prefira a opção “Upload”, clique no botão azul onde está escrito “Escolher fotos para fazer upload”. Indique onde salvou a foto em seu computador e selecione o arquivo que deseja adicionar. Clique em “Abrir”. Automaticamente, é feito o upload da foto pública para o Google Maps. Uma mensagem de agradecimento é exibida, informando que em breve a foto compartilhada estará no Google Maps. Clique em “Concluir”.

A segunda alternativa para enviar fotos públicas ao Google Maps seria escolher “Suas fotos” naquela caixa de diálogo. Indique o álbum do Google Fotos e a foto que deseja adicionar. Depois de ter clicado sobre a foto do álbum clique em “Selecionar”. Uma nova mensagem de agradecimento é exibida.
A terceira alternativa é “Fotos do Celular”, que também permite escolher a foto a ser submetida ao Google Maps, seguindo o procedimento mencionado anteriormente para as duas outras opções.

As fotos enviadas ao Google Maps são exibidas no carrossel, que pode ser exibido clicando emou ocultado clicando em no canto inferior direito. Passe o cursor sobre alguma das fotos no carrossel e veja uma linha branca ligando a foto ao lugar a ela associado.

Clique na foto selecionada no carrossel para visualizar em tela cheia. No canto superior esquerdo da tela é exibido o nome e a foto da pessoa que adicionou a foto. Clique em e escolha “Compartilhar ou incorporar imagem”. É exibido o URL completo e o curto. Copie o URL e compartilhe quando precisar.

Por exemplo, a foto da fachada do Jopanna’s Café pode ser vista em https://goo.gl/maps/n3MmH2SYGSH2. Clique em “X” no canto superior direito da caixa. Para sair da exibição de fotos clique em .

Clique no ícone de menu no canto superior direito, depois escolha “Contribuições” para exibir seus comentários e fotos enviados anteriormente ao Google Maps. Clique em “Comentários”.

Agora clique em “Fotos” no painel de Contribuições. Verifique que as fotos enviadas para o Google Maps são exibidas. Caso queira excluir uma delas, passe o mouse sobre a foto no canto superior direito e clique em “Excluir esta foto”.

Uma mensagem é exibida “Deseja excluir esta foto? Não é possível recuperar fotos excluídas”. Clique em “Excluir” e verifique que a foto não consta mais em suas Contribuições e nem no Google Maps.

A Central de Ajuda do Google Maps oferece outras dicas muito úteis para você adicionar, excluir ou compartilhar fotos de lugares. Quando tiver dúvidas, conte com os Principais Colaboradores do Fórum de Ajuda do Google Maps.

 

Arlete Aparecida Correia Meneguette
Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente
arletemeneguette@gmail.com