A Esri acaba de anunciar o lançamento da Plataforma ArcGIS 10.4. Em caráter de exclusividade, a nova versão está disponível apenas para os usuários participantes do Programa de Atualização Esri, que têm direito a experimentar em primeira mão as novas funcionalidades.

A versão 10.4 será disponibilizada para o mercado em geral no início de 2016 e traz uma série de novidades para seus usuários. Dentre elas, estão a publicação de pacotes de vector tiles com o ArcGIS Pro 1.2 beta, novas ferramentas de recuperação de desastres (Disaster Recovery) para WebGIS, uma melhor experiência na configuração do Portal for ArcGIS em ambientes de alta disponibilidade e a exibição de conteúdo 3D em projeções planas para projetos de escala local.

“Participar do Programa de Atualização Esri é um grande diferencial no que se refere aos lançamentos da Plataforma ArcGIS. Os usuários participantes já podem testar o ArcGIS 10.4 e serão os primeiros a avaliar a nova versão”, afirma Felipe Seabra, Especialista de Marketing da Imagem.

Antecipando o que está por vir, a Imagem, distribuidora oficial da Esri no Brasil, preparou um ranking destacando as principais novidades presentes no ArcGIS 10.4:

Vector Tiles: Nova forma de visualização

Na mais recente atualização do ArcGIS Online em novembro, a Esri disponibilizou um suporte inicial a um novo formato de camada de mapas para web: o Vector Tile que aponta para um conjunto de cache de vetores atrelados a uma configuração de estilo de exibição que ficam acessíveis diretamente na web. Os Vector Tiles lembram conceitualmente um mosaico de imagens com cache, contudo o que fica armazenado não são imagens, e sim uma representação mais performática do próprio vetor.
A combinação da alta performance de carregamento do cache com a capacidade de acessar diretamente o vetor, permite que a exibição se adapte a qualquer resolução de tela, o que é muito útil para garantir uma boa visualização em qualquer dispositivo. Agora, na versão de pré-lançamento do ArcGIS 10.4, pacotes de vector tiles que o usuário criar com o ArcGIS Pro 1.2 beta, poderão ser publicados e servidos com o ArcGIS for Server. Os interessados em se inscrever e testar, basta acessar o site do ArcGIS Pro 1.2 beta.

Análises espaciais diretamente no visualizador de mapas do Portal for ArcGIS

No 10.4, o Portal for ArcGIS inclui ferramentas de análise iguais as do ArcGIS Online que possibilitam ao usuário quantificar padrões e relacionamentos nos dados, apresentando os resultados em mapas, tabelas e gráficos. Com elas, o usuário vai além da simples visualização de mapas, executando análises espaciais fundamentais para obter melhores respostas e tomar decisões mais assertivas.

Para os clientes que também são usuários do ArcGIS Online, as ferramentas de análise do Portal for ArcGIS podem ser potencializadas ao utilizar o conteúdo geográfico e os serviços do ArcGIS Online. Isso inclui GeoEnriquecimento, Serviços de Geocificação e Roteirização, e muito mais.

Aderência às práticas de Governança Corporativa de TI com o ArcGIS for Server e o Portal for ArcGIS

Um dos objetivos principais do ArcGIS 10.4 for Server é ser aderente as demandas de governança corporativa para área de Tecnologia da Informação. No 10.4, o usuário terá à disposição novas ferramentas que vão garantir a continuidade das suas operações explorando novas maneiras de prover um sistema mais resiliente, rápido e escalável para operar em meio a situações de emergência. Essas melhorias incluem uma nova configuração de alta disponibilidade, totalmente simplificada tornando mais fácil garantir a continuidade das operações caso algum componente da infraestrutura falhar. Além disso, será possível proteger o Web GIS graças as novas ferramentas de recuperação de desastres criando cópias de segurança e restaurando todo o sistema, incluindo o Portal for ArcGIS e o ArcGIS Data Store, utilizando uma única ferramenta.

Mais informações sobre o Programa de Atualização Esri, acesse: www.img.com.br/atualizacao
Se tiver interesse em fazer parte do Programa, entre em contato com a equipe da Imagem.