A Agência Espacial Europeia (ESA) planeja monitorar a saúde de vegetação do mundo através da detecção e medida do ‘brilho fraco’ que as plantas emitem ao converter a luz solar e dióxido de carbono na atmosfera em energia. Ao produzir geoinformações sobre a saúde e o stress da vegetação do planeta , estas se constituem em importantes para o apoio no planejamento de ações ligadas à demanda sobre a produção de alimentos e ração animal.

Gerando importantes geoinformações sobre a fitossanidade, o ‘Fluorescence Explorer – FLEX’ (‘apelido’ do satélite) vai melhorar a compreensão de como o carbono se movimenta entre plantas e atmosfera, e como a fotossíntese afeta os ciclos do carbono e água.

O satélite será oitavo Earth Explorer da ESA, previsto para lançamento em 2022, o FLEX orbitará em conjunto com um dos satélites da missão do Sentinel-3 / Copérnico, aproveitando seus futuros sensores ópticos e térmicos para proporcionar um conjunto integrado de medições.

Segundo o Jan Woerner, Diretor Geral da ESA, “FLEX nos dará novas informações sobre a produtividade real de vegetação que podem ser úteis para apoiar a gestão agrícola e ao desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável. Será, portanto, de grande ajuda na compreensão do nosso ecossistema.”

Adaptado da página da ESA.

Fonte: LabGIS