O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Leonel Perondi, recebe a imprensa nesta segunda-feira (21), às 11 horas, para coletiva sobre as perspectivas para a indústria espacial com o lançamento de edital, pela FAPESP e FINEP, que dispõe no total de R$ 25 milhões para apoiar pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias e produtos para aplicações espaciais.

Cerca de 80% das empresas do setor espacial no Brasil estão no estado de São Paulo, principalmente em São José dos Campos. Perondi falará sobre a ação do INPE para viabilizar, junto a FAPESP e FINEP, este edital e, ainda, outra iniciativa similar para 2016 que deve trazer recursos para a região, propiciar empregos e a transferência de tecnologia.

Nesta coletiva, serão também apresentadas novas imagens do satélite sino-brasileiro CBERS-4, que neste mês completou um ano em órbita. As imagens são da MUX, a primeira câmera para satélite desenvolvida no Brasil. A MUX é um dos projetos espaciais mais sofisticados realizados no Brasil. Assim como os demais equipamentos, partes e componentes do satélite que couberam ao País na parceria sino-brasileira, a câmera MUX foi desenvolvida pelo INPE por meio de contratos com a indústria nacional, um investimento que se traduz na criação de empregos especializados e crescimento econômico.

Serviço
Dia: 21 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 11 horas
Local: INPE – Avenida dos Astronautas, 1.758. Jardim da Granja. São José dos Campos – SP. (mapa de acesso: http://www.inpe.br/imagens/mapa_inpesjc.gif)