Nos dias 9 e 10 de março, Curitiba sediará a 1ª versão local do DroneShow, o primeiro evento dedicado especialmente para aplicações profissionais dos Drones. A exposição e conferência DroneShow Curitiba será realizada pela MundoGEO, na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR), e contará com cursos e debates sobre Drones e Geotecnologias.

drone gdrone 400x245 Participe dos cursos sobre Drones em Curitiba: Pilotagem, Agricultura, Mapeamento e mais!O evento contará com debates, cursos e palestras, nos quais especialistas discutirão tecnologia, aplicações e legislação de Drones. Nas versões nacionais dos eventos DroneShow e MundoGEO#Connect, realizados em São Paulo (SP) durante o mês de maio, serão três dias e mais de 20 atividades, além de uma grande feira com mais 70 marcas. Nesta versão local, em Curitiba, o evento terá  6 cursos, seminários e debates de Drones e uma exposição com empresas de Drones e de Geotecnologias.

A abertura do evento acontecerá com o Seminário DroneShow, no dia 9 de março às 8h30, e contará com a palestra de abertura de Nelson Luiz Gomez, Presidente Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e de Joel Kruger, Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Em sequencia haverão palestras com os temas:

• Tipos e regulamentação dos Drones – Nesta palestra será apresentada e esclarecida a nova Instrução do DECEA, ICA 100-40 que regulamenta os procedimentos e responsabilidades para o acesso seguro ao Espaço Aéreo Brasileiro por Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), pelo palestrante Cap QOECTA Jorge Alexandre De Almeida Regis do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)

• Aplicações de Drones na área ambiental – Serão abordados, pelo palestrante Francisco Nogara Neto, Engenheiro Agrônomo da PrimaPIX, alguns aspectos da utilização de VANTs (drones). Abrangendo desde o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), a análise de vegetação, a avaliação de riscos, a contaminação de rios e lagos, até à escolha do equipamento adequado para cada missão, bem como seu preparo e execução, a elaboração do plano de voo e o processamento das imagens.

• Aplicações de Drones na agricultura de precisão e monitoramento agrícola e nas florestas plantadas de eucaliptos – Serão apresentados alguns produtos e características técnicas dos Drones que estão permitindo a produção de novas informações de Sensoriamento Remoto na Agricultura e estão sendo empregados cada vez mais nos processos de agricultura de precisão, mapeamentos topográficos, controle de qualidade de plantio, detecção de doenças, entre outros. E Serão apresentados produtos e características técnicas dos Drones que são aplicados em áreas de floresta plantada, principalmente as de eucaliptos. Serão apresentados ainda quais os benefícios da utilização de Drones nesta atividade e informações sobre produtividade e economia geradas após a implantação do uso dos mesmos. Este tema contará com dois palestrantes, Paulo Henrique Amorim, Gerente de negócios da GEOAgri e Luis Dalbelo, Gerente de Vendas da Santiago & Cintra.

• Uso de drones na engenharia – Abordará as caraterísticas técnicas e capacidades importantes de serem consideradas para o uso de drones em projetos de engenharia e apresentará vantagens e desvantagens do uso da nova ferramenta quando comparada aos métodos de medições terrestres e ao sensoriamento remoto de plataformas tripuladas e orbitais.Por último, serão mostrados exemplos de aplicações de drones em projetos diversos de engenharia. Palestrante George Alfredo Longhitano, Diretor da G Drones.

• Pilotagem e inteligência embarcada – Será abordada uma visão geral sobre um sistema VANT (veiculo aéreo não tripulado): componentes eletrônicos, sensores mais utilizadas, planejamento de missão, métodos de georreferenciamento e processamento das imagens capturadas, com o palestrante Tagore Cardoso, Diretor DroneMapp.

Por fim será realizado um debate sobre como empreender no setor de Drones onde terão representantes da cadeia produtiva do setor (fabricantes, importadores e prestadores de serviços), os quais vão analisar o potencial deste mercado e dar dicas de modelos de negócios atuais e futuros para os empreendedores viabilizarem suas empresas.

Ainda no dia 9, primeiro do evento, vai acontecer em paralelo o curso de Drones na Agricultura, das 9h30 às 17h30, ministrado pelo instrutor Giovani Amianti. Este curso apresentará os Drones para serem utilizada em pequenas e médias propriedades para melhorar as tomadas de decisões estratégicas no gerenciamento da produção. O Drone permite ver o que acorre na lavoura, auxiliando o produtor rural nas operações de monitoramento e inspeção no campo. Com este curso o aluno aprenderá a aproveitar ao máximo o potencial dos Drones e verá casos e resultados reais e descubra como atuar neste setor.

No segundo dia do DroneShow Curitiba, 10 de março, haverá dois cursos, ambos das 9h30 às 17h30: Mapeamento com Drones, com o instrutor George Longhitano e Pilotagem com Drones, com o instrutor Felipe Calixto. O primeiro apresentará a Fotogrametria feita com Drones como suporte no mapeamento através de câmeras embarcadas nas aeronaves. No curso estes conceitos serão revistos, proporcionando ao usuário dos Drones o entendimento de como esta nova tecnologia de coleta de dados, associada a inteligência embarcada e aos softwares de pós processamento, pode gerar informações para o mapeamento de pequenas e médias áreas. Já o curso Pilotagem com Drones apresentará as principais recomendações e cuidados teóricos na pilotagem dos Veículos Aéreos Não Tripulados (Multirrotores e Asa Fixa), com o objetivo de orientar o profissional a atuar tanto na produção de imagens para fins de mapeamento, quanto em monitoramento e produção de imagens em geral.

Segundo Emerson Granemann, fundador da MundoGEO e idealizador dos eventos DroneShow, esta é uma oportunidade para os profissionais de Curitiba e região se atualizarem e também uma preparação para aqueles que decidirem ir ao evento maior em São Paulo em maio. “Este evento em Curitiba é uma grande chance para mensurar o tamanho das comunidades locais de geomática e drones, e todos poderão se conhecer, trocar experiências e fomentar seus projetos e negócios”.

Veja a programação completa do evento em https://droneshowla.com/curitiba. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 3338-7789, WhatsApp (41) 9919-1357 ou pelo email atendimento@mundogeo.com.

Fonte: DroneShow