Realidade virtual para todos

Google Cardboard permite uma experiência de realidade virtual com a visualização de fotoesferas, vídeos e animações, além da navegação virtual no Google Earth e Street View. Para ver os panoramas imersivos sonoros, coloque seu smartphone em um visualizador, sendo que há inúmeros modelos disponíveis para aquisição online, como pode ser visto em https://goo.gl/V5b7C1. Para fazer download e instalar o aplicativo em smartphones Android 4.4 ou superior, acesse https://goo.gl/4Z5bC5.

Clique em “Instalar” e depois em “Aceitar”, sendo que o download será iniciado automaticamente em seu dispositivo móvel, que deve ter giroscópio.

Após a instalação do aplicativo, se você clicar em “Abrir”, ainda no Google Play Store, será exibida uma mensagem solicitando que seja pareado o smartphone com o visualizador. Neste passo é possível informar qual visualizador será utilizado, mas caso seu visualizador seja o padrão do Google, simplesmente clique em “Pular”. Para saber qual visualizador está configurado em seu smartphone, ao executar o aplicativo Google Cardboard, clique no ícone de menu (no canto superior direito da tela) e escolha a opção “Configurações”. Caso esteja usando o Google Cardboard padrão, uma mensagem será exibida confirmando sua escolha, na qual consta a opção “Alternar visualizador”, caso futuramente queira fazer uso de outro que não o padrão.

Outro aplicativo, denominado Cardboard Camera, permite a geração de panoramas 360 graus que podem ser visualizados com realidade virtual, sendo que as fotos imersivas podem ser enriquecidas com som ambiente. O app para dispositivos móveis Android pode ser obtido em https://goo.gl/XQ1eW9. Após acessar o Google Play Store, clique em “Instalar” e depois em “Aceitar”. O download será iniciado automaticamente em seu dispositivo móvel. Depois de ter instalado os dois aplicativos em seu smartphone Android você verá dois ícones:

Ao executar o aplicativo Google Cardboard em seu smartphone, você terá acesso a duas opções: “Instalar aplicativos” (sendo que um dos aplicativos sugeridos é Cardboard Camera) e “Minha Biblioteca” (que disponibiliza outros itens: Demonstrações, Canal de Vídeos, Basic Street View App). Na opção “Minha Biblioteca” você poderá clicar, por exemplo, em “Demonstrações” e, para tanto, deverá rotacionar seu smartphone 90 graus no sentido anti-horário e inserir no visualizador, tomando o cuidado de fechar com velcro e usar a borracha ou elástico para reforçar o fechamento a fim de evitar que seu smartphone caia e quebre.

A interface do aplicativo Google Cardboard exibe ícones que podem ser explorados: Tutorial, Google Earth, Guia de Turismo, Exposição, Meus vídeos, Photo Sphere e Vídeo de Boas-Vindas. O item “Tutorial” tem somente duas dicas, sendo que a primeira delas é “Pressione o botão para clicar” e a segunda é “Incline para acessar a página inicial”. A primeira dica se refere ao fato de o visualizador Google Cardboard ter um imã na lateral esquerda, que permite fazer seleções na tela do smartphone como se fosse um mouse estilizado. A segunda dica sugere, através de uma animação, que o usuário rotacione o visualizador em 90 graus no sentido horário, a fim de voltar para a tela inicial onde poderá fazer outras escolhas.

A segunda opção está associada ao ícone do “Google Earth”. Ao selecionar interativamente essa opção, você poderá navegar virtualmente enquanto visualiza imagens estereoscópicas que conferem a sensação da tridimensionalidade:
Ao escolher a terceira opção, você terá acesso a um “Guia de Turismo” e poderá fazer uma visita guiada ao Palácio de Versalhes na França, onde passeará pelos jardins e cômodos reais. A quarta opção, “Exposição”, mostra máscaras e chocalhos em 3D.

Enquanto a quarta alternativa permite que você assista aos vídeos que produzir com seu smartphone, a quinta opção “Photo Spheres” favorece que você visualize as fotoesferas que tiver obtido com o aplicativo Google Camera. Finalmente, a última opção exibe um “Vídeo de Boas-Vindas”, mostrando um resumo dos recursos interativos e imersivos do Google Cardboard.

Além de utilizar os recursos do aplicativo Google Cardboard para visualizar e navegar virtualmente, você pode usar o aplicativo Cardboard Camera em seu smartphone. Execute-o e observe os recursos disponíveis, dentre os quais a opção “Configurações”, através da qual é possível bloquear a exposição da câmara durante a captura das imagens, gravar e incorporar o som das fotos, reproduzir o som ao ver uma foto com realidade virtual no Google Cardboard. Quando tiver dúvidas acesse a “Ajuda” ou se tiver sugestões de aprimoramento, envie um “Feedback”.

O aplicativo Cardboard Camera oferece alguns panoramas imersivos, os quais podem ser selecionados a partir de uma lista básica. Tendo escolhido o panorama a ser visualizado, toque no ícone para efetivamente ter uma experiência de realidade virtual, em seguida rotacione seu smartphone em 90 graus no sentido antihorário e coloque dentro do visualizador. Ao rotacionar em torno do seu próprio eixo formando 360 graus, você terá a sensação de estar virtualmente no local mostrado na tela do smartphone.

Você também pode se tornar um cidadão fotógrafo usando o aplicativo Cardboard Camera para produzir seus próprios panoramas imersivos sonoros.

Para tanto, clique no ícone em forma de câmara fotográfica, localizado no canto inferior direito da tela do aplicativo. Em seguida decida se quer ou não gravar som junto com a imagem, finalmente toque no ícone central em forma de disco alaranjado para iniciar a captura das imagens. Caso queira cancelar o procedimento clique em X.

Tendo definido para qual ambiente quer produzir um panorama imersivo, posicione-se em um ponto estratégico que lhe permita uma visão abrangente do entorno, de preferência sem obstáculos próximos que possam causar oclusão.
Evite mostrar o rosto das pessoas e as placas dos veículos, por respeito à privacidade.

Para iniciar a captura das imagens clique no disco alaranjado localizado na parte de baixo da tela.

Mova seu smartphone lentamente para a direita a fim de adquirir as cenas, mantendo seus braços esticados e firmes, rotacionando 360 graus.

Conserve-se sempre no mesmo local, apenas movimente seus pés cuidadosamente em torno do seu próprio eixo corporal.

Quando você finalizar a captura das imagens, o aplicativo fará automaticamente a mosaicagem e mostrará o status do processamento.

Seu panorama ficará disponível na galeria junto com as demais fotos de exemplo.

Ao selecionar seu panorama, o mesmo será exibido na tela em modo plano, mas basta tocar no ícone centralizado na parte de baixo da tela para visualizar o par estereoscópico, que também foi gerado pelo próprio aplicativo Cardboard Camera.

Havendo necessidade de excluir uma das imagens, basta selecionar o item a partir da galeria e clicar no ícone em forma de lixeira. Por medida de segurança, um aviso será mostrado questionando se você realmente deseja excluir o item ou se quer cancelar a operação.

Quando estiver usando o visualizador Google Cardboard observe que, para que uma seleção seja feita, é necessário que você mova sua cabeça de tal maneira a que o item desejado seja destacado na tela, como se estivesse mais perto dos seus olhos que os demais itens, em seguida você deve usar o botão lateral (imã) para confirmar sua escolha, como se estivesse usando um mouse.

No momento ainda não há a opção de compartilhar seus panoramas, então uma alternativa é a de criar um álbum no Google Photos para organizar seus arquivos, que poderão ser compartilhados publicamente via link ou nas redes sociais. Ao clicar em “Gerar Link”, uma URL é disponibilizada e, no caso deste tutorial é goo.gl/photos/EtaaEZxqQwKRPM9PA, que mostra a entrada principal da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Seus panoramas também podem ser divulgados nas redes sociais mas poderão aparecer como imagens planificadas para os demais usuários.

Panoramas armazenados na galeria

Arlete Aparecida Correia Meneguette
Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente
arletemeneguette@gmail.com