Por Rafael Colucci

Um dos objetos mais importantes do AutoCAD Civil 3D é a superfície e isso se deve ao fato deste objeto ser fundamental em um projeto de infraestrutura, por representar o terreno que está sendo analisado.
Além de representar o terreno existente, a superfície servirá de base para a criação de outros objetos, como perfis longitudinais, seções transversais e corredores, fazendo com que seja necessário obter as informações geográficas precisas para construção da superfície.
Uma vez que a superfície é criada, devemos utilizar ferramentas do Civil 3D que facilitem a visualização e análise de suas características, e é nesse momento que os Estilos de Superfícies se tornam fundamentais.
Além de facilitar durante a tomada de decisões, aplicar estilos em uma superfície permitirá que pessoas que não entendam muito bem o local possam visualizar melhor as nuances do terreno e, desta forma, melhor avaliar seu projeto.
Uma outra vantagem dos estilos de superfície é que podemos alterar algumas de suas características visando melhorar a apresentação do terreno. Uma das alterações mais interessantes é a aplicação das cores do arco-íris para visualizar as bandas de elevação de um terreno.

Artigo sobre Estilos de Superfície: http://bit.ly/1TZQZof
Vídeo da palestra sobre o Civil 3D: http://bit.ly/1pbdsm2