Ferramenta permite consulta e utilização de conteúdos geoespaciais produzidos por órgãos estaduais em um mesmo ambiente

O portal institucional do Programa de Infraestrutura de Dados Espaciais para o Estado de São Paulo (IDE-SP) acaba de disponibilizar o visualizador de dados geoespaciais e respectivos metadados. Além da consulta e do compartilhamento de conteúdos produzidos por entidades públicas de âmbito estadual, a ferramenta permite que o usuário componha seus próprios mapas, com dados geoespaciais disponibilizados em camadas.

Com o novo visualizador, o interessado poderá, por exemplo, pesquisar informações de mais de uma instituição pública – como informações socioeconômicas, ambientais e de uso do solo – e utilizá-las em um mesmo ambiente virtual. A ferramenta facilita o acesso ao cidadão aos dados públicos georreferenciados, assegurando transparência na exibição e divulgação dos dados.

Essas novas funcionalidades foram desenvolvidas pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa). A empresa ficou responsável pela implantação, coordenação, administração e execução das ações referentes ao IDE-SP e também ao Sistema Cartográfico do Estado de São Paulo (SCE-SP) a partir do decreto nº 61.486, publicado no Diário Oficial do Estado em 12 de setembro de 2015.

O conceito de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) segue padrões internacionais e já foi adotado por vários países, inclusive o Brasil. No caso brasileiro, as diretrizes são estabelecidas pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). A IDE-SP pode ser consultada pelo endereço eletrônico www.idesp.sp.gov.br.

Fonte: Emplasa