Geoprocessamento em prefeituras e as cidades inteligentesQue o Brasil já se tornou um país urbano não é novidade para ninguém. O que talvez nem todos se lembrem, é que em meados do século XX, mais da metade dos brasileiros morava em área rural. Em 50 anos, as áreas urbanas de nossas cidades tiveram que acomodar quase 130 milhões de pessoas a mais. De 1960 a 2010, a população urbana aumentou de 32 milhões para mais de 160 milhões. Este rápido crescimento, associado a uma capacidade de adaptação, planejamento, investimento e execução inferior à necessária, desenhou um cenário bastante conhecido para a maioria das cidades médias e grandes: problemas de mobilidade, segurança, meio ambiente e ocupação do solo, só para ficar nos mais conhecidos.

O MundoGEO#Connect 2016 terá dois momentos para demonstrar a importância de criar uma cultura voltada ao entendimento, uso e disseminação de informações geográficas para funcionários e habitantes dos municípios. O curso Geoprocessamento nas Prefeituras, no dia 11 de maio, apresentará as formas de coleta e atualização de dados geoespaciais para as diversas aplicações em municípios. Serão demonstradas as precauções necessárias em relação às especificações técnicas dos processos de licitação e os vários desafios encontrados na implantação de sistemas de informações geográficas, bem como suas aplicações para o cadastro, arrecadação, planejamento, gestão ambiental, entre outras.

Informações geográficas e as cidades inteligentes

No dia 10 de maio, um seminário terá a presença de especialistas para discutir e apresentar resultados de projetos que incluem a coleta, processamento, análise, representação e compartilhamento das informações geoespaciais em sistemas de suporte à gestão inteligente no espaço urbano e rural. Também será debatido sobre a relação inseparável entre o novo conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) e a importância do acesso rápido a informações geoespaciais atualizadas, para facilitar a tomada de decisão em situações rotineiras e emergenciais nas áreas urbanas.

A estruturação de projetos que envolvam geotecnologias em prefeituras deve partir da criação de uma cultura voltada ao entendimento, uso e disseminação de informações geográficas para funcionários e habitantes do município. Sendo assim, o desafio é justificar o investimento e entender a estrutura de soluções geoespaciais mais adequadas à economia de recursos e aumento de receita municipal. Este curso apresentará formas de coleta e atualização de dados geoespaciais para as diversas aplicações em municípios. Serão demonstradas as precauções necessárias em relação às especificações técnicas dos processos de licitação e os vários desafios encontrados na implantação de sistemas de informações geográficas, bem como suas aplicações para o cadastro, arrecadação, planejamento, gestão ambiental, entre outras.

Confira a programação de palestras do seminário Geoinformação na Gestão Municipal.

 

Sobre o MundoGEO#Connect 2016
Em 2016, a sexta edição do mais importante evento de geotecnologias da América Latina, o MundoGEO#Connect, acontecerá junto com a segunda edição da feira DroneShow! Este dois grandes eventos acontecerão de forma simultânea, entre os dias 10 e 12 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP). O MundoGEO#Connect 2016, somado ao evento DroneShow, terá ao todo 27 atividades, entre cursos, seminários e debates. A expectativa é reunir 60 expositores, 120 palestrantes e mais de 4 mil participantes em ambos os eventos.

Fonte: MundoGEO#Connect