A agricultura de precisão visa tratar a variabilidade dos fatores de produção de presente nas lavouras e, com isso, otimizar o uso de insumos e aumentar o retorno econômico ao produtor agrícola. Envolve técnicas avançadas para monitoramento e análise de diversas propriedades de solo e planta como suporte à tomada de decisão. Para tal, é preciso conhecimento sobre as geotecnologias envolvidas (Sistemas de Navegação Global por Satélites, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica), seus usos, potenciais e limitações.

Pensando nisso, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio da Escola de Extensão, oferece o curso de extensão em Geotecnologias Aplicadas à Agricultura de Precisão. O curso envolverá cinco docentes da UNICAMP e dois grupos de trabalho, o Grupo Interdisciplinar de Tecnologia em Agricultura de Precisão (GITAP), ligado ao Laboratório de Máquinas Agrícolas e Agricultura de Precisão (LabMAAP), e o Laboratório de Geoprocessamento (LabGEO).

O CURSO

A carga de aulas totaliza 40 horas e abrange os conteúdos relacionados aos diversos ramos do conhecimento ligados tanto à agricultura de precisão quando às geotecnologias. Com isso, o curso visa habilitar o profissional a utilizar as geotecnologias no suporte à tomada de decisão gerencial dentro dos preceitos da agricultura de precisão. Destaca-se que o diferencial dessa proposta em relação aos demais cursos semelhantes oferecidos no Estado de São Paulo é o aprofundamento nos conceitos de Cartografia e Sensoriamento Remoto focados na prática da Agricultura.

PÚBLICO ALVO

O público-alvo abrange estudantes e profissionais ligados às ciências agrárias, gestores, usuários e consultores focados na utilização de geotecnologias para a tomada de decisão na agricultura e interessados em agricultura de precisão e geoprocessamento.

DISCIPLINAS E TURMAS

O curso será composto por 11 disciplinas, totalizando 40 horas, divididas entre 30 horas teóricas em sala de aula e 10 horas de práticas de campo e em computador. Serão oferecidas duas opções de turmas para 2016, com aulas das 8 as 12 horas e das 14 as 18 horas. Uma opção consta de aulas concentradas ao longo de uma semana ea outra compreende cinco sábados seguidos.

Turma A: de 30 de maio a 03 de junho
Turma B: dias 04, 11, 18, 25 de junho e 02 de julho