Há aproximadamente 15 anos a Prefeitura do Município de Londrina possui atividades de geoprocessamento em suas portal-siglondependências. Os dados gerados com esse processo, comumente, ficavam armazenados nos computadores dos servidores municipais sem a possibilidade de interatividade entre essas informações. Esse procedimento comprometia a comunicação entre as secretarias e órgãos municipais, gerando situações como dificuldades no acesso aos dados, compartilhamento de informações atuais e a duplicidade dos geodados.

A implantação do Sistema de Informações Geográficas Corporativo (SIGLON) teve como objetivo viabilizar a gestão de informações de geodados a partir do armazenamento e recuperação de dados disponibilizados em um único repositório. O acesso a este repositório assegurou ainda, a padronização e a edição compartilhada dos dados entre os servidores responsáveis e uma maior disseminação das informações tanto para a consulta administrativa interna como da população. A edição e consulta dessas informações foram disponibilizadas em um portal na web, denominado GeoPortal.

Para saber mais a respeito se inscreva na  sexta edição do evento MundoGEO#Connect e participe do seminário Análise geoespacial na Gestão Municipal e Corporativa no dia 10 de maio, em que o geógrafo Adilson Nalin Luiz da Prefeitura do Município de Londrina ministrará uma palestra sobre  Sistema de Informações Geográficas Corporativo (SIGLON). Este seminário terá a presença de especialistas para discutir e apresentar resultados de projetos que incluem a coleta, processamento, análise, representação e compartilhamento das informações geoespaciais em sistemas de suporte à gestão inteligente no espaço urbano e nas corporações públicas e privadas.

O Seminário também irá demonstrar como os avanços na computação, tecnologias de rede e na web estão aumentando a capacidade de acessar e utilizar dados geoespaciais em qualquer lugar. Novas soluções como Cloud, 3D, Big Data, móvel e tempo real evoluíram em variedade de opções e, ao mesmo tempo, estão cada vez mais acessíveis para qualquer tipo de usuário, sendo um instrumento de grande importância ao acesso rápido da informações geoespaciais atualizadas, que facilita a tomada de decisão em situações rotineiras e emergenciais nas áreas urbanas.  O MundoGEO#Connect 2016 ocorrerá em São Paulo (SP) nos dias 10,11 e 12 de maio, com cursos, seminários e exposição de produtos e serviços das empresas de geotecnologias do Brasil e do exterior. Para saber sobre as empresas que estarão presentes na feira acesse ao https://droneshowla.com/sobre-a-feira. Confira também toda a programação do evento MundoGEO#Connect em https://mundogeoconnect.com/2016/programacao-2.