O Plano Fortaleza 2040 é uma nova forma de planejar onde a prefeitura e a sociedade entram em consenso sobre um futuro comum para a cidade e, juntos, apontam as soluções que farão de Fortaleza uma cidade boa de morar para todos.

Fortaleza 2040 o uso de ferramentas geográficas para desenvolver a cidadeO projeto está produzindo um plano de desenvolvimento para a cidade de Fortaleza com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (horizonte: ano 2040) Os eixos urbanístico, social, ambiental, econômico e de mobilidade estão sendo desenvolvidos de forma totalmente integrada, contando sempre com ampla participação da sociedade, pautados na visão complexa da Cidade e Região Metropolitana expandida.

Seis módulos de quatro anos irão organizar os trabalhos, coincidindo com o cronograma das seis próximas gestões do Executivo Municipal: 2017/2020, 2021/2024, 2025/2028, 2029/2032, 2033/2036 e 2037/2040.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, sob coordenação do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). No tocante as questões territoriais, as equipes de urbanismo e de meio ambiente têm realizado as análises com base em geotecnologias, tendo produzido até o momento uma coleção com mais de 400 mapas, além de modelagens e projeções de cenários.

No Fortaleza 2040, as questões ambientais estão completamente incorporadas no planejamento de forma a tornar Fortaleza uma cidade adaptada, resiliente, com ampla valorização dos serviços ecossistêmicos, tendo como base a infraestrutura verde e as construções sustentáveis.

Conheça todo o projeto em no seminário Análise geoespacial na Gestão Municipal e Corporativa, no dia 10 de maio, dentro da programação oficial do MundoGEO#Connect 2016, com a apresentação de Magda Helena de Araújo Maia, Gerente de Planos Setoriais do IPLANFOR.

Para mais informações sobre as opções de participação do MundoGEO#Connect 2016, acesse https://mundogeoconnect.com/2016/inscreva-se/

Fonte: MundoGEO#Connect