O IBGE disponibiliza hoje, 30 de maio de 2016, o Mapa da Cobertura e Uso da Terra do Maranhão, elaborado a partir de imagens de satélite captadas em 2013, com 25m e 30m de resolução, além de levantamentos de campo e de informações estatísticas e textuais. Em formato digital vetorial, na escala de 1:250.000 (1cm= 2.500m), esse mapa complementa as informações do que foi divulgado em novembro de 2015, na escala de 1:1.000.000 (1cm= 10.000m). Acesse o novo mapa aqui.

Este é mais um produto do Mapeamento Sistemático de Cobertura e Uso da Terra, implementado pelo IBGE para cada uma das unidades da federação. As informações contidas no mapa retratam a dinâmica do uso da terra e são fundamentais para o planejamento e a gestão do território. Trata-se de um importante instrumento de apoio às análises de avaliação de impactos sobre os recursos naturais, detectando os processos de transformação e permitindo, inclusive, a avaliação de conflitos socioambientais.

Através desse mapa, pode-se constatar que a pecuária (principalmente a de corte) predomina em mais de 42% do estado, em diferentes graus de intensidade. Em algumas áreas ela está associada ao extrativismo vegetal e às culturas temporárias, entre outras atividades.

Observa-se, ainda, um aumento na produção de grãos no centro-sul maranhense (correspondendo a 2,46% do estado), especialmente nos municípios de Balsas, Tasso Fragoso e Fortaleza dos Nogueiras.

O extrativismo vegetal ainda domina nas áreas de maior concentração florestal no estado, sendo o Maranhão o principal produtor nacional de babaçu, jaborandi e carvão.

Fonte: IBGE