O IBGE lança a 75ª edição do Anuário Estatístico do Brasil hoje (31/05/2016), às 10 horas, no Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/n, Centro – Rio de Janeiro – RJ), ocasião em que serão comemorados os 80 anos da instituição. A publicação é referente ao ano de 2015 e apresenta uma visão geral do país, com informações sobre aspectos territoriais, ambientais, demográficos e socioeconômicos, resultantes de levantamentos, estudos e pesquisas realizados pelo IBGE e outras instituições dedicadas ao conhecimento sistemático do Brasil. A versão impressa do Anuário está à venda na loja virtual do instituto. A versão digital e os arquivos complementares estão disponíveis na Biblioteca.

O Anuário é dividido em sete seções, para facilitar o acesso às informações. Um destaque é a primeira seção, “Caracterização do Território”, que reúne dados que só são sistematizados nessa publicação, como a evolução histórica da criação dos municípios brasileiros, fronteiras com indicação dos países limítrofes e o Oceano Atlântico e ainda as informações detalhadas de cada município, como a distância em linha reta das capitais.

Esta seção traz, também, dados sobre os recursos naturais e o meio ambiente, como o número de unidades locais e de pessoal ocupado na atividade de reciclagem.

Resultados das principais pesquisas e índices reunidos e organizados

A segunda seção trata das características demográficas e socioeconômicas da população, com resultados como os da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que traz dados sobre educação, migração e características das famílias, entre outros. Já no que se refere à produção agrícola, extração vegetal, silvicultura, efetivos da pecuária e atividade avícola e produção animal, a seção três apresenta dados de pesquisas agropecuárias, como a Pesquisa de Estoque, a Pesquisa Agrícola Municipal e a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura.

A atividade industrial é retratada na quarta seção, que reúne índices sobre produção, venda e dados sobre energia elétrica, gás e petróleo, entre outras informações que podem ser encontradas, por exemplo, na Pesquisa Industrial Anual. A quinta seção traz resultados de pesquisas sobre comércio, transportes, comunicações e outros serviços, como a Pesquisa Anual de Comércio e a Pesquisa Anual de Serviços. A seção seis trata de índices, preços, custos e salários no país, trazendo informações, por exemplo, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O Anuário reúne, ainda, dados macroeconômicos, das Finanças Públicas, do Sistema Monetário e Financeiro, do Setor Externo e das Contas Nacionais.
Cada tema inclui um glossário com os conceitos investigados nas pesquisas e referências padronizadas das fontes de consultadas. O índice de assuntos auxilia o usuário na localização de informações e o guia de leitura orienta a consulta ao Anuário.

Fonte: IBGE