Falha na comunicação com a comunidade, desconhecimento do potencial da Geotecnologia por parte dos contratantes, sub-utilização dos produtos geoespaciais… Estas foram somente algumas das fraquezas e ameaças mapeadas nesta terça-feira (28/6) durante o I Fórum de Integração Empresarial de Geotecnologias, que aconteceu no Hotel Bourbon Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Mas não foram somente os pontos negativos que foram mapeados…

Atuação em um setor de tecnologia de ponta, resiliência, criatividade e outros atributos positivos também foram identificados nos “GeoEmpreendedores”, seja como forças ou oportunidades para o mercado de Geotecnologia.

“O evento atendeu as expectativas de propor ações para os empresários se  reinventarem e inovarem nas ações conjuntas para fazer o mercado crescer, independentemente de fatores externos”, comenta Emerson Granemann, CEO do Grupo MundoGEO e idealizador do Fórum. “Depois de duas tentativas mal sucedidas de se criar uma associação do setor, os empresários estão se organizando, como setor, de forma menos burocrática e mais focada. A ideia é que este grupo de líderes empresariais do setor cresça e passe a formular estratégias e conduzir ações concretas para fazer o mercado crescer”, conclui.

A partir do mapeamento das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças foram definidas estratégias, projetos e um cronograma de ações para potencializar os pontos positivos e superar os pontos negativos com o objetivo de desenvolver o mercado.

Pesquisa

700 350 600x300 Empresários se reúnem em fórum para traçar os rumos dos mercado de Geotecnologias no Brasil

E o primeiro resultado deste fórum será a realizaçaõ de uma pesquisa para identificar qual o tamanho do mercado, além de onde e como atuam os profissionais do setor.

Também foi definido que o Fórum precisa “ganhar musculatura”, com a participação de mais membros que representem 100% da cadeia produtiva do setor, além de uma agenda de encontros mensais de forma online, um grupo de contato direto no WhatsApp e uma próxima edição do fórum com data e local a serem definidos.

II Fórum de Integração Empresarial de Geotecnologia

O segundo encontro do Fórum de Empresários de Geotecnologia vai acontecer no dia 21 de setembro em São Paulo (SP). Veja como garantir sua vaga e fazer parte deste grupo.