Que tal explorar o ambiente do Minecraft – um dos mais populares games da atualidade – com construções do mundo real? A empresa holandesa Geodan conta com uma ferramenta educacional chamada Geocraft, que visa melhorar a percepção espacial e aumentar a consciência em uma série de questões geográficas

Fonte: Geospatial World

Em todo o mundo, prevê-se a necessidade de desenvolver cidades inteligentes para responder a demandas futuras. Para uma cidade funcionar corretamente, é essencial coordenar diversos fatores relacionados ao uso da terra, energia, água, resíduos, mobilidade, saúde e educação, desenvolvimento econômico, bem como a promoção da cultura e a inclusão social.

A ONU declarou que a batalha para um futuro mais sustentável será vencida ou perdida nas cidades, e tendências passadas e atuais fornecem algumas lições importantes do que se deve evitar.

Geocraft: o Minecraft da vida real

Nesse contexto, o Geocraft pode ser útil para resolver alguns dos desafios enfrentados pelas cidades. Por exemplo, pode ajudar a estabelecer a participação efetiva e o envolvimento dos cidadãos nas questões urbanas, incluindo os jovens.

Usando conversões inteligentes, a Geodan é capaz de importar dados de bancos de dados existentes no ambiente virtual do jogo Minecraft . Esta representação georreferenciada do mundo real é chamada de Geocraft. Ela fornece um ambiente virtual 3D interativo, em um nível ideal de abstração para projetar, visualizar e explorar cenários atuais e futuros. Semelhante ao jogo Lego, todos entendem intuitivamente como usar os blocos do Geocraft para simular adequadamente a realidade e facilmente projetar cenários futuros.

Dentro do Geocraft, é possível visualizar todos os dados geoespaciais 3D que o usuário quiser. Não somente estruturas de concreto podem ser vistas, mas também características como capacidade de tráfego, risco de inundação, níveis de poluição do ar, uso e fornecimento de energia, entre outras. A visualização de vários dados no mesmo ambiente virtual apoia o intercâmbio de conhecimentos entre diversas disciplinas e aumenta a compreensão mútua entre as diferentes partes envolvidas.

Além disso, pela internet o Geocraft permite relacionar todas as partes envolvidas com questões espaciais, incluindo as pessoas do lugar que têm experiências valiosas e ideias inovadoras que podem ser aplicadas em situações locais. O Geocraft está disponível, por enquanto, somente para o território holandês.

O Geocraft pode ser o caminho para a participação dos cidadãos no desenvolvimento espacial e inspirá-los a tomar posse da cidade em que habitam. Em todo o mundo, 70 milhões de crianças, entre as quais 80% de todas as crianças na Holanda, constroem projetos e jogam Minecraft. É esperado que os adultos sigam seu exemplo.

A jornada do Geocraft está apenas começando. São esperados desenvolvimentos e aplicações futuras, além de convidar os governos, empreendedores sociais e da indústria geoespacial para explorar as possibilidades do Geocraft.

Veja mais em https://geocraft.nl.