Um encontro sobre Altimetria Continental e Batimetria Marinha será realizado nos dias 25 e 26 de julho no Rio de Janeiro (RJ).

O Projeto “Compatibilização da Altimetria Continental e Batimetria Marinha” é coordenado pela Gerência Costeira do Ministério do Meio Ambiente (GERCO/MMA) em parceria com a Coordenação de Geodésia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (CGED/IBGE), no âmbito do Programa “Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia”.

Tem como objetivo produzir subsídios para o desenvolvimento metodológico e aplicação de um sistema costeiro de referências verticais (SCRV) adequado ao território brasileiro, que integre as informações dos níveis de referência altimétricos e batimétricos. Esta ação será fundamental para que o país possa construir referenciais unificados para medições ambientais, para construções de obras civis, para estabelecimento de cotas de segurança para planejamento urbanístico, entre outros usos.

Nesse contexto, será realizada a Oficina de Trabalho “Subsídios para um projeto de integração das altitudes terrestres e marítimas para o gerenciamento costeiro”, nos dias 25 e 26 de julho de 2016, no IBGE, Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo promover a troca de experiências nacionais e internacionais que favoreçam a implementação de estratégias para integrar as informações dos referenciais altimétricos e batimétricos, com resolução espacial e precisão adequada ao atendimento das necessidades atuais e futuras do país.

Esta ação faz parte das atividades do Comitê de Integração das Componentes Verticais Terrestre e Marítima (CVTM) da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), criado em setembro de 2015 após demanda conjunta do MMA e do IBGE.

As apresentações da Oficina serão transmitidas pela internet via TV IBGE, no endereço http://viz-wcs.voxeldigital.com.br/?CodTransmissao=554196, que será ativado apenas nos dias do evento. Comentários e perguntas, bem como o registro de participação, poderão ser enviados por meio dos endereços gerco@mma.gov.br e oficina.altbat@gmail.com. Estimulamos o registro de participação, a fim de possibilitar a disseminação dos futuros documentos de referência e discussões preparatórias.

Quer saber mais sobre Topografia, Geodésia e temas afins? Acesse e baixe aqui dezenas de conteúdos gratuitos.