Foto: ArcGIS

A plataforma de geoprocessamento permitiu mais agilidade na análise das informações e na tomada de decisão da empresa

A Caruso Jr. Estudos Ambientais e Engenharia, especializada na prestação de serviços de consultoria nas áreas de engenharia e meio ambiente, com foco em licenciamento ambiental de empreendimentos públicos e privados como rodovias, Linhas de Transmissão, áreas portuárias e hidrovias – adotou a Plataforma ArcGIS comercializada pela Imagem, para padronizar os dados geográficos e melhorar a transparência no acesso às informações. Com isso, a empresa otimizou em 30% a produtividade das equipes de campo.

“No antigo cenário, as equipes levavam mais tempo para coletar os dados com os aparelhos de GPS e anotar as informações referentes ao local em pranchetas. Após o campo os técnicos precisavam relacionar os pontos coletados, as informações anotadas e as fotografias da área para gerar um produto a ser analisado pelo restante da empresa e clientes. Este método de trabalho poderia demorar algumas semanas a depender do local do campo. Agora, todo o processo é feito de forma muito mais ágil, é possível tirar fotos georreferenciadas, relaciona-las ao ponto coletado e preencher as informações de forma prática no próprio dispositivo e, no final do dia, sincronizar os dados e enviá-los ao escritório, tornando a informação de campo acessível para toda a empresa e para o cliente em tempo quase real da coleta, tudo por meio de dispositivos móveis”, afirma Marcos Vilela, Coordenador de Geoprocessamento na CARUSO Jr.

Todas essas funcionalidades são trazidas pela solução ArcGIS Collector, da Esri, empresa americana líder mundial em Sistemas de Informações Geográficas representada com exclusividade no Brasil pela Imagem, que permite a coleta e a atualização das informações no campo, além do registro da posição atual e inserção de dados capturados no campo. “Essa tecnologia tem sido fundamental para agilizar e aprimorar nossa tomada de decisão”, afirma ele.

Outro benefício apontado foi a transparência das informações. “As áreas usuárias da CARUSO Jr. são subsidiadas pelo Geoprocessamento da empresa, ou seja, as análises, e os estudos ambientais de cada empreendimento são cadastrados e ficam disponíveis em um portal online, baseado na plataforma ArcGIS. Nesse portal, cada projeto possui uma aplicação de mapa online que suporta diferentes níveis de exigência, onde os analistas dos meios físico, biótico e socioeconômico editam dados e consultam informações. Neste mesmo portal os clientes recebem acesso para acompanhar o andamento dos projetos em tempo real”, explica Vilela.

Drones

Com foco em agregar mais informações de cada empreendimento, a CARUSO Jr. também utiliza drones para fazer o reconhecimento de áreas ou avaliar a evolução de uma obra. Para o futuro, a expectativa da empresa é expandir a parceria com a Imagem e adotar mais aplicativos da Plataforma ArcGIS Online, como o Drone2Map, que permite transformar as imagens de Drones em mapas 2D e 3D.

Veja também o artigo: Apps e mobilidade como nova forma de interação entre pessoas