Estão abertas até 28 de outubro as inscrições para o 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas. O prazo foi prorrogado para possibilitar maior participação no evento, que ocorrerá em 19 de novembro, sábado, das 8 às 17 horas, na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). A maratona de programação tem o objetivo de estimular a criação de tecnologias que contribuam para a agricultura brasileira

Os participantes têm como desafio o desenvolvimento de propostas de aplicativos móveis capazes de processar e armazenar imagens digitais, visando ao diagnóstico automático de doenças em cultivos agrícolas. Pesquisas desse tipo vêm sendo realizadas pela Embrapa e outras instituições mundiais, mas ainda existe uma dificuldade em se obter imagens em grande quantidade e alta qualidade, devido principalmente à falta de foco e ao brilho excessivo na superfície das folhas.

O Hackathon busca valorizar e reconhecer a criatividade das equipes participantes em criar soluções baseadas em tecnologia da informação, com foco em software, que apoiem o setor agrícola brasileiro. Um evento preparatório para apresentar o desafio e facilitar a formação de equipes será promovido em 22 de outubro, sábado, na Embrapa Informática Agropecuária.

A maratona

Interessados em participar devem formar equipes de quatro pessoas e se inscrever gratuitamente no site da competição. Cada grupo deve possuir, pelo menos, dois integrantes com formação completa ou incompleta na área de Exatas, além de conhecimento em programação de computadores. Todos devem ter, no mínimo, 18 anos de idade.

A comissão organizadora vai divulgar, em 11 de novembro, a lista das oito equipes selecionadas para participar da maratona, conforme avaliação curricular. Durante a competição, serão considerados aspectos como a utilidade do aplicativo proposto, aplicabilidade da solução ao setor agropecuário, interface e experiência do usuário, criatividade, inovação e originalidade da solução proposta, e qualidade do código, que envolve clareza, modularização, facilidade de manutenção e documentação.

Os três grupos com melhor desempenho serão premiados com kits e treinamento. A equipe classificada em primeiro lugar receberá quatro kits de Arduíno e Raspberry Pi, quatro carregadores power bank e quatro pendrives; para o segundo lugar serão dois kits de Arduíno, quatro power bank e quatro pendrives; e o terceiro lugar receberá um kit de Arduíno, três power bank e quatro pendrives.

As equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar também vão receber um programa de capacitação em Design Thinking, ferramentas de Internet das Coisas (IoT) e técnicas de processamento de imagens oferecido pela Embrapa, em parceria com a CI&T e a Informática de Municípios Associados S/A (Ima). Mais informações estão disponíveis no site da competição ou podem ser solicitadas à comissão organizadora pelo e-mail: cnptia.hackathon@embrapa.br.

Acesse o site da Hackathon Embrapa aqui.

Veja também: Conheça os detalhes dos projetos GeoInfo da Embrapa e GeoSampa