Você sabe como pode utilizar as geotecnologias como recurso didático no ensino da geografia, em sua sala de aula? Veja neste replay maneiras práticas e interessantes para a sua rotina escolar

Blackboard with chalkO espaço escolar, ainda que seja bastante tradicional, se encontra diante da inserção de novas tecnologias, tanto dentro como fora da sala de aula.

Mesmo as “lições de casa” têm tido um caráter diferente depois que a tecnologia tornou-se mais presente no dia-a-dia dos alunos, desde as séries iniciais do ensino fundamental até a graduação.

Sendo assim, essa “tradicionalidade” das escolas vem abrindo espaço para a utilização de tecnologias úteis para o ensino.

Algumas das (geo)tecnologias que mais têm sido utilizadas são as imagens de satélite – como as disponibilizadas pelo Google -, softwares de geoprocessamento – como os famosos ArcGIS e o QGIS -, mapas temáticos com aplicação em materiais mais baratos – como isopor, EVA e similares -, bússolas, smartphones e GPS de navegação, dentre muitos outros.

Pensando nisso, realizamos na última sexta-feira (11/11), as 14h00  uma palestra online com o tema #GEOnaescola: Geotecnologias como recurso no ensino da Geografia. A palestra foi ministrada pela tutora Ana Flávia de Oliveira, pela Profª. Msc. Elaine de Cácia de Lima Frick, da Universidade Federal do Paraná, e mediada por Eduardo Freitas.

Se você não participou ao vivo, assista agora mesmo o replay!

button (3)

 

 

“Gostei muito do webinar Geo na Escola, apresentado pela Ana e a Elaine. Este tema se encaixa muito bem, historicamente, no exato momento que o Ensino Brasileito está tratando em aprimorar dois assuntos de real grandeza para o futuro do nosso País, quais sejam: 1. Construção de uma Base Nacional do Currículo do Ensino Fundamental; e 2.Reforma do Ensino Médio”. – Wilson Pinheiro Bossle

“Quero parabenizar pelo projeto. O esforço e a dedicação de vocês é muito grande, pois percebe-se na qualidade do produto. Pode acreditar, o #GEOnaEscola é o sonho realizado de todos os professores de geografia” – Luciano Marçal

Indo além

Icone - GEO na escolaAproveitamos a oportunidade para lançar o curso Online Geotecnologias para Educação, onde você terá:

  • Curso online de 8 horas (sem contar os conteúdos complementares)
  • Material didático de qualidade em texto e vídeo
  • Certificado reconhecido e com mesma validade dos cursos presenciais
  • Liberdade de horários (estude no seu próprio ritmo!)
  • Conceitos, aplicações e exercícios (aprenda na prática!)
  • Interação com alunos e ex-alunos (mais de 2,5 mil alunos já formados!)
  • Equipe interna de tutoria (Email, Skype, Chat, Telefone e WhatsApp)

Veja o que você vai aprender no novo Curso Online Geotecnologias para Educação

  • Apresentação
    – Introdução ao curso
    – Navegação no curso
    – Dados do curso
    – Estrutura e objetivos do curso
    – Introdução às geotecnologias
  • Conhecendo os softwares
    – Download e Instalação do Google Earth Pro
    – Interface e ferramentas básicas do Google Earth Pro
    – Download e Instalação do QGIS
    – Interface e ferramentas básicas do QGIS
    – Download de dados
    – Relembrando a cartografia
  • Descomplicando
    – Humanas x Exatas no ensino da geografia
    – Ligando conteúdos e as geotecnologias
    – Planejamento
  • (GEO)Tecnologias em sala de aula
    – Metodologia e boas práticas
    – Atividade com o Google Earth
    – Atividade com o QGIS
  • Conclusão
    – Atividade de Conclusão
    – Auto- avaliação
    – Avaliação do curso

 

button (1)

 

 

 

Ana Flavia de Oliveira

A instrutora é Ana Flávia de Oliveira, graduanda do curso de Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é tutora do Instituto GEOeduc, assistente editorial da Revista MundoGEO e trabalha também como Diretora de Marketing e Comunicação da ProGEO Consultoria Jr. – UFPR. É criadora do projeto #GEOnaescola – Geotecnologias como recurso no ensino da Geografia, no Instituto GEOeduc.

 

Blackboard with chalk

 

 

Fonte: GEOeduc